Pesquisa aponta Itaú como marca mais valiosa do Brasil; entenda os motivos
O Itaú se tornou a marca brasileira mais valiosa pela segunda vez, segundo BrandZ Brasil 2021/22. O ranking observa apenas as marcas brasileiras com capital aberto (com ações negociadas na Bolsa).
Segundo Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar, a consultoria que assinou o relatório, investir na inovação é um dos motivos para manter o banco neste patamar.
Souza informou que isso sempre esteve no DNA do Itaú e que é necessário ter firmeza para seguir esse caminho por anos, sendo um dos motivos para o sucesso da marca. Essa é uma prova de que a estratégia é valorizada pelos consumidores, refletindo no desempenho excelente da empresa, disse o CEO.
O desempenho financeiro é o fator mais importante na metodologia da Kantar para desenvolver o ranking e o outro é a contribuição da marca.
É provável que você também goste:
Itaú tem várias vagas de emprego abertas; veja como se candidatar pela internet
Open Finance vai poupar dinheiro e tempo dos brasileiros, segundo executivo do Itaú
Itaú teve lucro de R$ 7,36 bi no 1º trimestre
Inovações na comunicação
O Itaú utiliza uma atuação diferente na comunicação por utilizar uma linguagem mais informal e mais parecida com a do público.
Para Souza, a comunicação tem um papel fundamental pois garante o sucesso financeiro investido em cada publicidade. Segundo o CEO, investir somente em meios tradicionais, como televisão, não é essencial para o resultado.
As marcas mais confiáveis
O relatório também aponta as marcas mais confiáveis do público, como Sadia, Ipiranga e Petrobras. De acordo com o relatório, a Sadia trabalha com a confiança que ganhou se diferenciando da concorrência através de comunicações e produtos inovadores.
A marca possui uma rede extensa de distribuição e tem investido no desenvolvimento de produtos que atendam a uma grande demanda do consumidor.
Como ocorreu a troca de marcas no top 10?
O executivo falou que o aumento na troca de marcas no top 10 e que no relatório de 2020, saíram marcas como:
- Globo;
- Renner;
- Amil;
- Sadia.
Além disso, novas companhias entraram no relatório, como:
- Claro;
- Nubank;
- Petrobras;
- Vivo.
Ranking das dez marcas mais valiosas
Confira abaixo o ranking das marcas mais valiosas, segundo a Kantar.
- Itaú Unibanco: US$ 8,08 bilhões;
- Brahma: US$ 6,52 bilhões;
- Bradesco: US$ 5,96 bilhões;
- Skol: US$ 5,92
- Claro: US$ 5,16 bilhões;
- Magazine Luiza: US$ 4,73 bilhões;
- Nubank: US$ 3,59 bilhões;
- Petrobras: US$ 2,63 bilhões;
- Vivo: US$ 2,60 bilhões;
- Antarctica: US$ 2,46 bilhões.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com