Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Finance vai poupar dinheiro e tempo dos brasileiros, segundo executivo do Itaú

O Open Finance ou sistema financeiro aberto é a possibilidade dos clientes de bancos permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. O projeto busca facilitar o acesso à informação dos usuários.

Para Marcos Alexandre Pina Cavagnoli, diretor digital de cash management e Open Finance do Itaú Unibanco, a nova opção vai poupar o tempo e dinheiro dos brasileiros. Entenda, a seguir, como a nova ferramenta funciona.

É provável que você também goste:

Open Banking pode injetar R$ 760 bilhões no mercado de crédito, segundo Serasa

Open Finance no Brasil

Cavagnoli falou sobre o Open Finance no South Summit Brasil, evento de tecnologia e inovação que começou dia 4 e terminou dia 6 de maio, em Porto Alegre (RS). Como exemplo da utilidade do serviço, o executivo deu dois exemplos.

Primeiramente, o cliente que autorizar o compartilhamento de informações pelo Open Finance vai conseguir ver no aplicativo do banco o saldo das contas que tem em outras instituições, algo como um acesso coletivo por meio de uma única conta.

Além disso, se o cliente tem empréstimos em bancos diferentes, ele também vai conseguir ver o valor total. Para o executivo do Itaú, essa novidade vai facilitar a organização financeira dos brasileiros, principalmente quem mantém mais de uma conta ativa nos bancos.

Open Finance é seguro?

Além de seguir algumas diretrizes importantes da LGPD (Lei de Proteção de Dados), as instituições devem estar de acordo com as normas para a implementação de segurança cibernética para participar do Open Finance.

Além disso, qualquer problema causado por práticas não previstas dentro das diretrizes do projeto serão punidas rigorosamente pelo Banco Central e os envolvidos serão responsabilizados.

O que o Open Finance mostra?

Confira algumas das informações que podem ser compartilhadas pelo projeto: 

  • Extrato bancário;
  • Empréstimos;
  • Produtos de investimentos;
  • Previdência;
  • Seguros;
  • Câmbio.

Além de simplificar a vida financeira do cliente, outro objetivo do Open Finance é abrir mais possibilidades de oferta de crédito. A opção já está disponível em todos os bancos tradicionais e a permissão de acesso pode ser cancelada a qualquer momento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com