Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Laudo digital vai substituir as perícias médicas do INSS? Entenda

O laudo digital pode ser uma alternativa às perícias médicas do INSS, oferecendo agilidade e eficiência no processo.

Laudo digital: como funciona? O INSS está passando por uma transformação significativa ao tornar todas as perícias médicas totalmente online através do sistema Atestmed. Dessa forma, essa mudança representa um avanço importante na modernização dos serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

Essa inovação irá agilizar o processo e facilitar a vida dos segurados, especialmente para transporte de ajuda-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Neste texto, exploraremos os detalhes da nova forma de realização de perícias médicas no INSS e como isso impactará os beneficiários.

Laudo digital: Como funciona a perícia online?

Ilustração de um chip com um cérebro no centro representando a Inteligência Artificial.
Imagem: Alexander Supertramp / shutterstock.com

A partir de junho deste ano, o INSS utilizará o sistema Atestmed para realizar todas as perícias médicas pela internet, dessa forma, substituindo a perícia presencial pelo envio online de atestados e laudos médicos.

Para os benefícios por incapacidade, como auxílio-doença e BPC/LOAS, toda a documentação necessária deverá ser enviada digitalmente. Assim, a utilização do Atestmed tem o potencial de agilizar e acelerar a fila de pedidos, proporcionando maior rapidez nos resultados das solicitações de benefícios por incapacidade.

Como a telemedicina pode ajudar no processo?

Além do Atestmed, a implantação da telemedicina também será uma das estratégias do governo para agilizar a fila de espera no INSS. O atendimento à distância será adotado sobretudo em cidades com escassez de médicos peritos ou nas quais o tempo de espera para a perícia seja elevado.

Veja também:

Novo auxílio de R$ 1.600 da Caixa começará a ser pago em março; veja se vai receber

O segurado deverá realizar um agendamento prévio para comparecer em uma das agências do INSS, onde será disponibilizado um espaço com acesso à internet para a realização da perícia online. De acordo com as informações divulgadas, a partir de março deste ano o governo começará a testar o modelo de teleperícia nas cidades do interior.

Imagem: 3rdtimeluckystudio / shutterstock.com