Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Libra, a moeda digital do Facebook, deve ser lançada em janeiro

0

O Facebook já está preparado para lançar a Libra, criptomoeda da empresa. A expectativa é que o lançamento seja feito em janeiro de 2021. A informação é do Financial Times, e foi veiculada nesta sexta-feira (27), citando três fontes envolvidas no projeto. Dessa forma, a Libra Association, sediada em Genebra, que emitirá e administrará a libra, planeja lançar uma única moeda digital lastreada em dólar. 

Na prática, a mudança pode representar uma redução nas ambições do projeto, muito em resposta a uma reação regulatória e política frente à novidade. Confira, a seguir, todas as informações sobre o assunto.

É provável que você também goste:

Startup Point: 35 programas de apoio do governo para startups

Serasa vai dar R$ 500 mil em desafio para empreendedores

+Grana: Trigg oferece empréstimo fácil em até 1 dia útil

Libra: Facebook quer lançar moeda digital em janeiro

Assim, a Libra, anunciada pelo Facebook no ano passado, foi modificada depois que reguladores e bancos centrais de todo o mundo levantaram preocupações. A maior delas é de que a moeda poderia perturbar a estabilidade financeira do mercado.

No entanto, a Libra Association, da qual o Facebook é um dos 27 membros, já está buscando o sinal verde do regulador dos mercados da Suíça para emitir uma série de ‘stablecoins’, lastreadas em moedas tradicionais individuais, bem como um token baseado em ‘stablecoins’ indexado a moedas.

De acordo com o novo plano, outras moedas lastreadas em moedas tradicionais, assim como o composto digital, seriam introduzidas em uma data posterior. A Libra Association não respondeu imediatamente a um pedido de comentários, e o regulador suíço da nova moeda não elaborou nada além de um comunicado em abril, confirmando o recebimento do pedido da Libra para uma licença de pagamento.

Receio é que moeda desestabilize economia

Em geral, os ‘stablecoins’ devem ser projetados para evitar a volatilidade típica das criptomoedas, como o bitcoin, tornando-os, em teoria, mais adequados para pagamentos e transferências de dinheiro. O plano original era que a Libra fosse lastreada por uma ampla variedade de moedas e títulos de dívida governamental.

Contudo, bancos centrais e reguladores tiveram receios de que a libra tinha potencial para desestabilizar políticas monetárias. Além, também, de facilitar a lavagem de dinheiro e prejudicar a privacidade dos usuários – uma preocupação em alta nos dias de hoje.

Enfim, gostou da notícia?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram, e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Wit Olszewski / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...