Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Limite do Pix para transações vai ser mudado pelo Banco Central. Entenda

Mudanças no Pix devem ocorrer a partir do dia 1º de abril de 2021.

A partir do próximo dia 1º de abril, o Pix terá algumas mudanças no que se refere aos limites das transações. A partir desse dia, os limites máximos do Pix deverão ser iguais aos da transferência eletrônica direta (TED).

Embora não exista um limite do Pix máximo para transações estipulado pelo Banco Central, cada banco pode estipular o seu próprio valor. Isso porque a instituição financeira pode usar mecanismos de segurança ou para prevenir fraudes aos seus clientes.

É provável que você também goste:

Banco Itaú começa a cobrar taxa em transferências Pix.

Banco do Brasil ajuda estados e municípios a cobrar impostos via Pix.

Conheça 4 tipos de golpes com Pix e saiba como evitá-los.

Banco Central muda o limite do Pix para transações

Nas compras, vale o limite máximo do cartão de débito. Até agora, o que valia como teto do Pix era o percentual do limite diário e mensal para a TED ou para a compra no cartão de débito estipulado pelo banco.

De acordo com o Banco Central, os valores máximos do limite do Pix para transações no Pix seguem sendo estipulados pela instituição financeira. No entanto, o que muda é a compatibilidade do limite com as quantias fixadas para a TED e a compra no débito.

Atualmente, os clientes podem personalizar apenas os limites para a TED e o cartão de débito para definir os limites das operações via Pix. Mas, a partir de 1º de abril, será possível gerenciar os limites do Pix no próprio aplicativo do banco.

Além disso, segundo as normas do Banco Central, o cliente pode pedir para mudar o limite do Pix de movimentação da sua conta a qualquer momento. Para diminuir o limite, o banco deve acatar o pedido no mesmo momento. Contudo, o aumento de limite fica a critério do banco.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem:  Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com