Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil ajuda estados e municípios a cobrar impostos via Pix

Confira outras funções do sistema de pagamentos para o dia a dia

0

O Banco do Brasil deve auxiliar contribuintes de pelo menos três estados e cinco municípios a  começarem a pagar impostos usando o Pix. Dessa forma, com o sistema, os governos locais poderão começar a cobrar tributos por meio do sistema instantâneo de pagamentos. De acordo com o Banco, os governos do Acre, do Piauí e de São Paulo iniciaram a integração à nova tecnologia, que permite gerar um QR Code, que pode ser fotografado com a câmera do celular para pagar impostos por meio do Pix. A Agência Brasil é responsável pelas informações.

É provável que você também goste:

Como declarar o saque emergencial do FGTS no Imposto de Renda 2021?

Caixa libera saque digital do FGTS por aplicativo. Saiba como fazer

Banco do Brasil auxilia na cobrança de impostos via Pix. Saiba mais

Desde seu lançamento, o Pix já facilitou a vida de muitos brasileiros. Em dezembro de 2020, por exemplo, empresas que declaram débitos e créditos tributários podem começaram a quitar as contas com a Receita Federal pelo Pix. Além disso, os empregadores domésticos também podem pagar as guias do eSocial por meio do novo sistema.

Já no estado de São Paulo, o convênio entre o Banco do Brasil e a Secretaria Estadual de Fazenda permitirá o recolhimento via Pix de valores por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), além do pagamento do ICMS. Por fim, para pagar os impostos por meio do PIX, o contribuinte deve abrir o aplicativo de qualquer banco ou instituição financeira participante e apontar a câmera do celular para o Código QR.

Confira outras funções do sistema de pagamento para o dia a dia

Em funcionamento desde novembro, o Pix vem permitindo pagamentos e transferências por pessoas ou empresas 24 horas por dia, sete dias por semana. As operações são instantâneas e podem ser feitas entre bancos diferentes. Além disso, clientes do Banco do Brasil podem usar o Whatsapp para cadastrarem chaves Pix e fazerem pagamentos e recebimentos pelo sistema. No caso dos pagamentos, basta o correntista enviar a foto do código QR ao aplicativo de mensagens.

Enfim, a tecnologia desenvolvida pelo Banco do Brasil também está sendo usada pelo grupo Energisa, que atende a consumidores de 11 estados. As distribuidoras estão incluindo gradualmente o código QR nas contas de luz. Em três meses, a novidade deve chegar para todo o país.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital o YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitaiscartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...