Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Limite noturno para transferências via Pix inicia nesta semana

A medida começou a valer na segunda-feira (4).

0

A partir desta segunda-feira (04), as transferências e os pagamentos realizados por pessoas físicas entre às 20h e às 6h devem ter limite noturno de R$ 1 mil. A medida criada pelo Banco Central (BC) em setembro deseja inibir os casos de fraudes, sequestros e roubos noturnos.

Pix: limite de R$ 1 mil já tem data para começar a valer; confira

Limite noturno para transferências via Pix inicia nesta semana

As contas de pessoas jurídicas não foram afetas pelas novas regras de limite noturno do Pix. A restrição vale tanto para as transações por Pix, quanto para os outros meios de pagamento; como é o caso das transferências tradicionais, TED, DOC, pagamento de boletos e compras com os cartões de débito.

O cliente pode alterar o seu limite noturno e diário por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras. No entanto, os aumentos só devem ser efetivados de 24h a 48h após a solicitação. Até então, o pedido era concedido instantaneamente pelos bancos e fintechs.

As instituições financeiras também devem ofertar aos clientes a oportunidade de definir o limite noturno e diário. Ademais, o sistema deve permitir o cadastramento prévio de contas que podem receber o Pix acima dos limites estipulados. E assim, os limites baixos valem para as demais transações e contas.

Por fim, na semana passada, o Banco Central criou medidas adicionais de segurança para o sistema instantâneo de pagamentos. As mesmas devem começar a vigorar a partir de 16 de novembro. Em suma, é possível citar o bloqueio do recebimento de transferências via Pix para as pessoas físicas por até 72 horas, no caso de uma suspeita de que a conta beneficiada seja usada em fraudes.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.