Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lojas de operadoras de celular podem ser fechadas; entenda o motivo

Atenção, consumidor! Lojas de operadoras de celular podem ser fechadas. Siga a leitura para saber mais sobre a situação.

Atenção, consumidor! Lojas de operadoras de celular podem ser fechadas em breve. Em recente proposta, a Agência Nacional de Telefonia (Anatel) destacou a intenção de reduzir o número de lojas físicas dessas empresas.

De acordo com a agência, com a redução do número de estabelecimentos, os atendimentos devem passar a ocorrer de maneira 100% digital. Se você quiser saber mais a proposta da Anatel, então siga a leitura.

Anatel avalia medida e lojas de operadoras de celular podem ser fechadas

placa da Anatel
Imagem: Wirestock Creators / Shutterstock.com

No último dia 26 de outubro, o novo Regulamento Geral de Direito do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) recebeu a aprovação do Conselho Diretor da Anatel. Diante das novas normas instituídas, há agora a possibilidade de que o fechamento de lojas de operadoras de celular seja colocado em prática pelas empresas.

Veja também:

Starbucks usava força de trabalho escravo na sua produção? Entenda a polêmica envolvendo a empresa

Nesse sentido, a Anatel destaca que a atualização da regulamentação é de extrema importância para um mercado tão dinâmico quanto o de telefonia.

A apresentação do novo regulamento aconteceu em reunião que contou com a presença do Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), de Procons (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e das principais empresas de telefonia que atuam no país. O material também foi apresentado no Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST). 

Saiba mais sobre a redução dos estabelecimentos físicos das empresas de telefonia 

Cabe destacar que, apesar de a nova regulamentação impulsionar o fechamento de lojas de operadoras de celular, as empresas de telefonia não possuem ainda uma regra em relação ao número de estabelecimentos que devem ser mantidos.

Entretanto, as operadoras passam agora a precisar prestar atendimento ao cliente nas suas lojas, ou seja:

“Com as novas regras, sempre que houver um estabelecimento que explore a marca da prestadora, haverá atendimento presencial ao consumidor… O consumidor deve ser atendido por pessoa devidamente qualificada para responder e dar tratamento a quaisquer demandas relacionadas a todos os serviços prestados pelo Grupo”, afirma a Anatel.

Há ainda a necessidade de manter ao menos a loja para atendimento presencial em regiões que tenham mais de 100 mil habitantes. Por fim, uma unidade adicional será necessária para áreas com uma população superior a 400 mil habitantes. 

Imagem: Krakenimages.com / Shutterstock.com