Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lula tem pouco tempo para tomar importante decisão sobre a Petrobras

Veja a decisão que o presidente eleito deverá tomar, até o início do próximo mês, em relação a diretoria da Petrobras.

De acordo com o senador Jean Paul Prates (PT-RN), que faz parte do grupo de transição, na área de energia, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá que decidir o novo presidente da Petrobras até o começo do mês de dezembro.

O senador disse, em entrevista à Reuters, que entregou um memorando para Lula, bem como ressaltou a importância de realizar a indicação do novo nome que comandará a empresa.

Segundo Prates: “Ele [Lula] está ciente, lá do Egito ele marcou de conversar comigo. Era para ter sido ontem, mas ele adiou por causa da cirurgia, então deve ser amanhã [quarta-feira]”. A cirurgia mencionada pelo senador refere-se ao procedimento que o presidente eleito teve de se submeter para retirar uma lesão na garganta.

Prates continua, ressaltando a importância do tempo para a tomada de decisão: “[Ele] Tem até início de dezembro para fazer da forma regular. Acredito que ele vá tomar uma decisão até lá. Se não, tem outras formas, alternativas, de fazer a mudança”.

Processos de venda de ativos devem ser congelados

Em uma entrevista coletiva, mais um integrante do grupo de transição, na área de energia, o ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou que o grupo solicitou ao ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que os processos de venda de ativos da Petrobras sejam congelados.

Esse congelamento foi solicitado até que o presidente eleito decida qual será o novo presidente da petrolífera.

Tolmasquim ainda informou não ter discutido a política de preços de combustíveis adotada pela Petrobras, com base na paridade de importação.

Conheça a Petrobras

A Petrobras, ou Petróleo Brasileiro S.A., é uma sociedade anônima, de capital aberto, que possui como acionista majoritário o Governo brasileiro. Sendo assim, é uma empresa estatal de economia mista. Atualmente, atua em 14 países, e possui sede no Rio de Janeiro.

A empresa funciona no segmento de energia, principalmente nas áreas de comercialização, transporte, exploração, refino e produção de petróleo, gás natural e demais derivados.

Imagem: Donatas Dabravolskas/shutterstock.com