Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais brasileiros que ganham até R$ 2.640 receberão dinheiro extra do Banco do Brasil

Recentemente, a Justiça determinou que mais brasileiros sejam incluídos para receber o dinheiro extra do Banco do Brasil. Confira!

Anualmente, o Banco do Brasil paga o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que é um abono salarial destinado aos servidores públicos que cumprem as exigências para recebê-lo. Assim, recentemente o governo federal anunciou a inclusão de mais brasileiros no pagamento.

Dessa forma, de acordo com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aqueles que foram contratados formalmente antes de 1988 poderão receber o Pasep. Ou seja, os servidores públicos federais, estaduais e municipais terão uma nova chance de receber o abono. Confira mais detalhes!

Novos beneficiários do Pasep no Banco do Brasil

A medida, que estava aguardando parecer desde 2021, após uma nova avaliação realizada pelo poder público, os trabalhadores poderão recorrer à Justiça e obter pagamento retroativo do benefício trabalhista. Sendo assim, aqueles que tiveram correções efetuadas irregularmente poderão recorrer judicialmente.

Veja também:

Projeto para diminuir fila do INSS será analisado; veja o que falta para você conseguir benefício

Dessa forma, para receber o Pasep é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser servidor público federal, estadual ou municipal;
  • Atuar na profissão por pelo menos cinco anos;
  • Ter renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00 em 2023);
  • Estar em dia com a Justiça do Trabalho.
Imagem da fachada do Banco do Brasil, representando a Justiça que determinou o pagamento de dinheiro extra aos brasileiros.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

Consulta ao saldo do abono

Para consultar o seu saldo no Pasep, o governo disponibiliza os seguintes meios:

Ademais, aqueles que possuem conta no Banco do Brasil, o Pasep é depositado diretamente em conta corrente ou poupança. Já aqueles que não possuem conta no banco público podem enviar via TED para conta de sua titularidade em outra instituição por meio do Portal de Serviços ao Cidadão. Por fim, clique aqui e confira mais informações sobre o pagamento do abono referente ao ano-base 2022.

Imagem: rafapress / shutterstock.com