Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 100 mil dados de chaves Pix foram vazados

O Banco Central informou que cerca de 137,3 mil chaves Pix de clientes da Abastece Ai tiveram dados vazados

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última sexta-feira (16), o Banco Central informou que cerca de 137,3 mil chaves Pix de clientes da Abastece Ai Clube Automobilista Payment Ltda. tiveram dados vazados. Assim, este é o quarto vazamento de dados que acontece desde o lançamento da funcionalidade, em novembro de 2020.

De acordo com o Banco Central, como um cliente pode ter mais de uma chave Pix, o total de pessoas (físicas e jurídicas) afetadas com o vazamento foram 137.122. Pois, cada pessoa física pode ter no máximo cinco chaves para cada conta e cada pessoa jurídica pode ter até 20.

Vazamento

Ainda segundo o Banco Central, o vazamento aconteceu  em dados cadastrais e não impactam a movimentação de dinheiro. Portanto, dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram vazados.

O incidente ocorreu entre 1º de julho e 14 de setembro e vazou os seguintes dados: 

  • Nome do usuário;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Instituição de relacionamento;
  • Agência;
  • Número e tipo da conta;
  • Data de criação da chave Pix. 

Aviso

Dessa forma, todos aqueles que tiveram informações expostas estão sendo avisados através do aplicativo da Abastece ou do internet banking da instituição.

Assim, o Banco Central destacou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix. Portanto, os clientes devem desconsiderar comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por meio de aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados significa que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo, podendo ter sido capturadas. De acordo com o Banco Central, o caso será investigado. Além disso, sanções poderão ser aplicadas, como multa, suspensão ou até mesmo a exclusão da Abastece Aí do sistema do Pix.

O que diz a Abastece-aí

Por meio de nota enviada à Agência Brasil, a Abastece-aí informou que “em razão do incidente de segurança, do qual foi vítima, já bloqueou as atividades suspeitas”.  

Ademais, a empresa destacou que senhas, informações de movimentações, saldos financeiros ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário não foram expostas.

“Potenciais informações indevidamente acessadas do Pix são dados cadastrais, não permitindo movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. A empresa reforça que todas as medidas cabíveis a essa investigação já estão sendo tomadas”, afirmou na nota.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini/shutterstock.com