Mais de 80% dos consumidores buscam mais informações antes de comprar na Black Friday
Busca por informações de produtos e serviços antes de comprar na Black Friday é comum entre os consumidores. Saiba mais!
No próximo dia 23 de novembro acontece a Black Friday, data muito aguardada por muitos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners que trata sobre o assunto, apenas 17% dos brasileiros disseram que não têm intenção de comprar neste ano, e o principal motivo é a falta de dinheiro.
Ainda assim, a grande maioria espera o período promocional para adquirir diferentes produtos e serviços que ficam com um preço mais baixo. Para saber se vale a compra, as pessoas costumam buscar informações antes mesmo da data e também durante para comprar de forma mais consciente.
Nesse sentido, 82% dos consumidores disseram que procuram conhecer a loja e a marca antes de efetuar uma compra na Black Friday. Além disso, 78% buscam por avaliações na internet para conseguir mais informações sobre determinados itens.
Pesquisa antes da Black Friday
Segundo dados do estudo, a pesquisa com antecedência é uma prática da maior parte dos brasileiros que desejam comprar durante a Black Friday. Sob essa perspectiva, veja os detalhes:
- Pelo menos 6 meses de antecedência: 21%;
- Pelo menos 3 meses de antecedência: 27%;
- Pelo menos 1 mês de antecedência: 21%;
- Pouco dias antes: 12%.
Assim sendo, 16% dos consumidores não buscam informações de produtos e serviços com antecedência e apenas 3% procuram apenas na véspera.
Veja também:
Magalu: vendas no marketplace superam as lojas físicas

Canais usados para a busca
Atualmente, as buscas são realizadas, em sua maior parte, por meio dos canais digitais justamente pela praticidade e pela intenção de comprar neste ambiente na Black Friday. Assim, com base nos dados do levantamento, os principais são:
- Sites em que pretende realizar a compra: 49%;
- Sites de comparação de compras: 45%;
- Redes sociais das lojas/marcas: 32%;
- Anúncios nas redes sociais: 30%;
Sob essa perspectiva, a pesquisa de preços acontece em lojas físicas em 27% dos casos. Jornais e revistas ficam em último lugar, com 5% e 4%, respectivamente.
Imagem: William Potter / shutterstock.com