Mais de 90% dos brasileiros afirmam tomar decisões sobre o próprio dinheiro
A tomada de decisão sobre o próprio dinheiro, de forma individual ou conjunta, é a realidade da maior parte dos brasileiros. Veja!
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central em parceria com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), 93,7% dos brasileiros afirmam que são responsáveis por tomar decisões acerca do próprio dinheiro. Além disso, entre todos os grupos sociodemográficos considerados, o percentual ultrapassa 90%.
Este contingente se refere a pessoas que tomam decisões sobre as finanças de forma individual ou coletiva, com outros membros da famílias, por exemplo. Sob esta perspectiva, apenas 9,6% disseram que outra pessoa realiza este tipo de ação.
O estudo ainda mostra quais ações os brasileiros realizam para conseguir ter um planejamento financeiro. Afinal, ter consciência sobre as despesas mensais ajuda na hora de fazer a organização do dinheiro.
Tomada de decisões sobre o dinheiro

Como 93,7% dos brasileiros tomam as decisões sobre o próprio dinheiro, 6,3% acabam dependendo de outros indivíduos para fazer o planejamento. Sendo assim, a pesquisa aponta o seguinte cenário:
- Toma as decisões sozinho: 36,3%;
- Toma as decisões em conjunto com outra pessoa: 54%;
- Outra pessoa toma as decisões: 9,6%.
Com base nos dados apresentados, os entrevistados com 60 anos ou mais apresentaram um percentual maior quando se refere à tomada de decisões de modo individual. Ademais, a responsabilidade individual registra queda conforme as rendas vão diminuindo.
Veja também:
Confira em quais estados é mais rápido abrir uma empresa
Ações para o planejamento financeiro
Por fim, vale destacar quais são as principais ações praticadas para ter um planejamento financeiro. Confira.
- Anota as próximas contas que vão vencer: 71,9%;
- Guarda o dinheiro para as contas separado do dinheiro para gastos do cotidiano: 62,2%;
- Anota os gastos: 54,9%;
- Faz um plano para gerenciar as receitas e as despesas: 52,7%;
- Usa um aplicativo bancário ou ferramenta de gerenciamento de dinheiro para acompanhar as despesas: 45,6%;
- Programa as despesas regulares em débito automático: 27%.
A partir desses resultados, é possível observar que usar um aplicativo para controle do dinheiro e programar as despesas regulares em débito automático são as medidas com menor adesão entre os brasileiros.
Imagem: fizkes / shutterstock.com