Banco Central cria manual de Experiência e altera regras do Open Banking
O Banco Central (BC) atualizou quatro manuais do open banking: manual de APIs, manual de serviços ofertados pela estrutura responsável pela governança do open banking, manual de escopo de dados e serviços, e o manual de segurança. O BC lançou ainda, o manual de experiência do cliente.
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BC cria manual de experiência do cliente, e altera regras do Open Banking
De acordo com o Banco Central:
“Os consumidores de produtos e serviços financeiros somente terão confiança para autorizar o compartilhamento de dados se a sua experiência for condizente com as suas expectativas e se as informações a respeito do processo lhes forem apresentadas de maneira clara e intuitiva, permitindo que seu consentimento para compartilhamento de dados seja inequívoco. Para que isso aconteça, é essencial que a jornada de compartilhamento ocorra em um ambiente seguro, com o mínimo de fricções possíveis”.
Conforme o manual de experiência do cliente, há com quatro princípios básicos para incentivar a experiência do cliente no open banking. São eles: segurança e privacidade; agilidade; conveniência e controle; e transparência.
O BC fala que o compartilhamento precisa centrar-se no cliente. Assim, deve levar em conta o seu perfil, necessidades, bem como objetivos e expectativas. Também é preciso ter um ambiente de gestão de consentimentos. O qual é preciso em casos de fim do consentimento, quando precisar.
De acordo com o BC, informações inúteis ou demais, podem gerar dúvidas e desconfianças no cliente. E por isso, o mesmo pode desistir do compartilhamento, por falta de compreensão do processo.
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Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com