Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central cria manual de Experiência e altera regras do Open Banking

0

O Banco Central (BC) atualizou quatro manuais do open banking: manual de APIs, manual de serviços ofertados pela estrutura responsável pela governança do open banking, manual de escopo de dados e serviços, e o manual de segurança. O BC lançou ainda, o manual de experiência do cliente.

É provável que você goste também

Cartão de crédito Digimais está aprovando muito. Chegou a hora de solicitar!

Só 2% dos internautas entendem bem o que é Open Banking, diz pesquisa do C6 Bank

Open Banking começa primeira fase – Entenda as vantagens!

BC cria manual de experiência do cliente, e altera regras do Open Banking

De acordo com o Banco Central:

“Os consumidores de produtos e serviços financeiros somente terão confiança para autorizar o compartilhamento de dados se a sua experiência for condizente com as suas expectativas e se as informações a respeito do processo lhes forem apresentadas de maneira clara e intuitiva, permitindo que seu consentimento para compartilhamento de dados seja inequívoco. Para que isso aconteça, é essencial que a jornada de compartilhamento ocorra em um ambiente seguro, com o mínimo de fricções possíveis”.

Conforme o manual de experiência do cliente, há com quatro princípios básicos para incentivar a experiência do cliente no open banking. São eles: segurança e privacidade; agilidade; conveniência e controle; e transparência.

O BC fala que o compartilhamento precisa centrar-se no cliente. Assim, deve levar em conta o seu perfil, necessidades, bem como objetivos e expectativas. Também é preciso ter um ambiente de gestão de consentimentos. O qual é preciso em casos de fim do consentimento, quando precisar. 

De acordo com o BC, informações inúteis ou demais, podem gerar dúvidas e desconfianças no cliente. E por isso, o mesmo pode desistir do compartilhamento, por falta de compreensão do processo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...