Usar duas máscaras aumenta proteção contra COVID-19 em até 91%

Um estudo indica que usar duas máscaras em vez de uma pode aumentar a proteção consideravelmente

0

Enquanto um deputado do PSL apresenta um projeto de Lei que pede o fim da obrigatoriedade do uso das máscaras, estudos apontam na direção contrária. Um deles, mais recente, mostra que usar duas máscaras em vez de uma pode aumentar a proteção contra a Covid-19 para até 91%. Atualmente, esse percentual é atingido normalmente apenas por máscaras N95, que ainda estão em falta no mercado.

Dessa forma, se você tem uma camada física cobrindo seu rosto, e adiciona outra camada, é de se pensar que a proteção sejam mais eficaz. E é por isso que algumas pessoas já estão utilizando duas máscaras ou improvisando uma versão do modelo N95. Assim, ao contrário do que ouve-se, os estudos do uso de máscaras concluíram que elas realmente ajudam na redução da transmissão do novo coronavírus.

É provável que você também goste:

As chances de morte por Covid-19 foram 4 vezes maiores no Brasil do que no resto do mundo em 2020

Nubank é eleito uma das 10 marcas mais amadas pelos brasileiros em 2020

Como sacar o FGTS integralmente, mesmo sem ter sido demitido?

Usar duas máscaras aumenta proteção, mas existem limites

Porém, é claro, existe um limite para a eficácia das máscaras. Até porque, mesmo máscaras esportivas avançadas, dotadas de duas ou três camadas costuradas, raramente passam de 50% ou 60% de proteção. Já as máscaras cirúrgicas passam desse percentual devido à sua composição.

Nesse caso, três camadas derivadas do plástico coladas, com um polímero de resina e afixadas à máscara, formando uma espécie de teia de aranha. Por fim, estudos também mostram que, ao misturar ambos os modelos, você pode atingir até mais que 91% de eficiência na remoção e bloqueio de partículas.

O que é a máscara N95, e por que ela é tão eficaz?

Como já falamos, nenhuma dessas proteções é superior a de uma máscara N95. Mas por que ela é tão protetiva? Em primeiro lugar, ela é feita com fibras que contam com uma pequena descarga elétrica capaz de capturar partículas errantes. O que aumenta muito sua eficácia.

Porém, o problema é que órgãos de saúde, embora reconheçam a eficiência das máscaras N95, não as recomendam para o público. O motivo é o medo de que isso leve a uma busca massificada, gerando a falta dela para pessoas que atuam na linha de frente do combate ao vírus, ou seja, profissionais de saúde.

Portanto, no momento, o uso de duas máscaras é o mais recomendado por especialistas, desde que você siga com os devidos cuidados de vestimenta e manutenção.

Enfim, o que achou da notícia?

Quer saber mais? Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Maridav/shutterstock.com

Comentários
Carregando...