Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Medo de nova crise bancária faz número de depósitos cair

Mercado financeiro: insegurança e medo de nova crise bancária fizeram número de depósitos cair. Veja os detalhes!

O mundo está vivendo um momento de incerteza econômica que afeta a confiança dos consumidores e dos investidores. Um dos reflexos dessa situação é a queda no número de depósitos bancários, que indica uma menor disposição das pessoas em guardar dinheiro no sistema financeiro, colocando as instituições em alerta.

Segundo dados recentes, os alemães estão cada vez mais receosos em colocar o seu dinheiro em bancos estrangeiros. De acordo com informações dos sites Biallo e Check14, o saldo dos depósitos estrangeiros caiu de 15% a 20% desde março, em relação ao mês anterior. A razão disso é, principalmente, o colapso gerado pelo SVB (Silicon Valley Bank). Confira, a seguir, mais detalhes sobre o assunto.

Medo de nova crise: número de depósitos bancários caiu

Os motivos para a redução dos depósitos são variados. O principal, porém, é o medo de uma nova crise bancária que poderia levar à perda ou ao congelamento dos recursos depositados. Esse receio se intensificou após a queda do SVB, que desestruturou o mercado financeiro mundial.

Um exemplo nítido da situação são as famílias alemãs, consideradas as mais ricas da Europa. Por medo de uma nova crise, os poupadores estão evitando os depósitos bancários. Segundo o diretor administrativo da Check24, Moritz Felde, “A confiança do investidor mudou depois de 10 de março”.

Consequências para a economia

Essa tendência pode ter consequências negativas para a economia, pois diminui a disponibilidade de crédito e, com isso, o financiamento da atividade produtiva. Por isso, é importante que medidas sejam tomadas para restaurar a confiança no sistema bancário e estimular a poupança doméstica.

O correspondente da plataforma Biallo ressalta ainda que, desde o fatídico dia 10 de março deste ano, as pesquisas sobre seguros para depósitos aumentaram drasticamente no site, outra prova do receio dos clientes sobre o futuro breve do mercado financeiro.

Imagem: Migren art / shutterstock.com