Muitos leitores nos procuram através dos nossos canais (contato pelo site, e-mail, redes sociais e canal do YouTube) querendo obter algumas dicas de onde aplicar a reserva de emergência. Entre inúmeras opções de investimento, qual seria a mais adequada para aplicar o seu dinheiro, já pensou nisso? Tire aqui as suas dúvidas.

É provável que você também goste:

Crédito online pode sair muito mais barato que nos bancos tradicionais

Nubank segue aprovando limite de R$ 50 no cartão de crédito

Qual é o melhor investimento para a RESERVA DE EMERGÊNCIA? Poupança, NuConta, ações ou Bitcoin?

O que é reserva de emergência?

Primeiramente, você sabe o que é a reserva de emergência? É um dinheiro específico para situações de emergência. Por exemplo, um conserto no carro, problemas de doença, entre outras urgências. A ideia é passar por momentos de imprevisto sem a necessidade de tomar empréstimos.

Qual o valor necessário para poupar mensalmente?

O ideal é que a reserva de emergência seja o valor equivalente a pelo menos seis a doze meses de despesas mensais. Se você é um autônomo, de preferência que seja pelo menos para a cobertura de um ano.

O que é fundamental na reserva de emergência?

Antes de mais nada, é imprescindível ter liquidez, e menor risco, pois este é um dinheiro que vai evitar maiores transtornos à sua vida diante de situações inevitáveis. Dessa forma, jamais invista esse dinheiro em aplicações mais arriscadas, como ações e muito menos no Bitcoin. Não que você não possa investir nestas modalidades, mas como são de altíssimo risco, cabe deixar bem claro que você pode investir muito tempo depois de ter a sua reserva de emergência formada, e dependendo do seu perfil de investidor, poderá alocar parte dos seus recursos em ativos de risco.

A poupança é uma boa opção, e rende 70% do CDI, mas lembre-se que ela rentabiliza somente no aniversário do investimento, e se você precisar utilizar esse dinheiro, vai perder grande parte quando repor a parte que precisar utilizar em caráter de emergência.

Na minha opinião, a NuConta é a melhor opção de todas, pois você pode investir o seu dinheiro, rendendo com liquidez diária e se precisar sacar a qualquer tempo, você ganha 100% do CDI, descontando-se imposto de renda e IOF, caso o período seja inferior a 30 dias de aplicação.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.