Metade do Brasil está sob ALERTA VERMELHO; entenda o que está acontecendo
Vários estados do Brasil estão em alerta por conta das condições climáticas. Saiba o que está acontecendo e onde!
Desde hoje, 14 estados do Brasil estão sob alerta vermelho. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso sobre uma onda de calor que atinge o país como um todo. Além das altas temperaturas, a baixa umidade do ar também oferece riscos à população.
Nesta segunda-feira, o Inmet colocou metade do Brasil em alerta por causa do aumento das temperaturas. A expectativa é que em algumas regiões os termômetros ultrapassem os 40º. Por isso, a população precisa se proteger contra o calor e a desidratação.
De acordo com as informações do instituto, as temperaturas devem continuar altas até a próxima sexta-feira (17), cerca de 5 graus acima da média para esse período do ano. Confira mais detalhes a seguir!
Estados inteiros do Brasil estão em alerta
O alerta vermelho do Inmet vale para 15 estados e o Distrito Federal, sendo que em determinadas unidades da federação apenas uma parte está sob aviso de perigo com a onda de calor. Então, os estados do Brasil que estão completamente em alerta são:
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- São Paulo;
- Espírito Santo;
- Rio de Janeiro.
Já os estados com apenas uma parte em alerta são:
- Paraná;
- Bahia;
- Piauí;
- Tocantins;
- Maranhão;
- Pará;
- Amazonas.
Para esses estados do Brasil, também há o alerta em relação a baixa umidade. Assim, a população deve evitar se expor durante as horas mais quentes. Além disso, é importante beber muita água e não fazer atividades físicas intensas nos horários mais secos.
Veja também:
Estado brasileiro divulga Plano de ajuda humanitária e libera R$ 250 para quem precisa; confira

El Ninõ
De acordo com os estudiosos, os motivos para os estados do Brasil estarem em alerta vermelho de calor é a chegada do El Ninõ junto com as mudanças climáticas. Esse é um fenômeno sazonal que interfere na temperatura e no ciclo das chuvas.
Por fim, este ano, além da onda de calor desta semana, o El Ninõ também é uma das razões para a longa estiagem na região amazônica.
Imagem: Structured Vision / shutterstock.com