Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Milhares de aposentados e pensionistas podem ter benefício suspenso em breve; entenda agora

Aposentados e pensionistas precisam ficar atentos para não perderem os seus benefícios. Entenda o caso na matéria!

Um alerta importante para aposentados e pensionistas! Isso porque, caso eles não passem por um procedimento importante em relação aos benefícios, pode haver a suspensão do pagamento. Cerca de 5 mil pessoas correm esse risco.

Isso significa que esses segurados, que estão no estado do Espírito Santo, devem realizar a prova de vida para continuar recebendo os valores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Saiba mais sobre o assunto na sequência.

Aposentados e pensionistas devem fazer a prova de vida

Aposentado olhando para o celular com cara de assombro
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Os segurados que são aniversariantes no mês de julho e que recebem os valores pelo INSS precisam realizar esse procedimento. Ainda, a lista inclui aqueles que fazem aniversário entre setembro e dezembro e são beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM).

Logo, caso esses aposentados e pensionistas ficarem com pendência em relação à realização da prova de vida, o benefício pode ser suspenso.

Como fazer a prova de vida?

Os aposentados e pensionistas nessa situação precisam ir até a agência bancária pela qual recebe o benefício. Outra maneira é visitar a unidade de gestão de pessoas do INSS portando um documento oficial. Já aqueles que são servidores do IPAJM devem se dirigir a uma agência do banco Banestes com documento com foto e CPF.

Dessa forma, assim que a situação for regularizada perante os órgãos públicos, os segurados poderão receber os seus benefícios já na próxima folha de pagamento disponível.

Para que serve esse procedimento?

A prova de vida é um requisito indispensável para aposentados e pensionistas continuarem recebendo os seus benefícios. Nesse sentido, ele serve para evitar fraudes nos pagamentos.

Veja também:

Inscrições de mutirão do Detran estão abertas até dia 20/10; saiba mais

O INSS, por exemplo, está buscando facilitar a realização desse procedimento através do aplicativo Meu INSS (Android, iOS). Por lá, é possível fazê-lo sem sair de casa, através de reconhecimento facial. Assim, basta procurar o item “Prova de vida” após realizar o login seguir as instruções.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com