Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Minha Casa Minha Vida acaba de completar 15 anos

Descubra como o programa Minha Casa, Minha Vida completou 15 anos desde sua criação, suas conquistas, mudanças e desafios.

No dia 25 de março, o programa Minha Casa, Minha Vida celebrou 15 anos desde sua implementação por meio da Medida Provisória n.º 459. Ao longo de sua trajetória, o programa se consolidou como uma iniciativa fundamental na promoção do acesso à moradia digna no Brasil. São mais de 7,7 milhões de unidades habitacionais contratadas.

Após uma breve descontinuação, o Minha Casa, Minha Vida foi retomado em 2023 com novas metas e estratégias. Nesse contexto, iremos explorar os marcos, desafios e perspectivas do programa ao completar 15 anos.

A retomada do Minha Casa, Minha Vida

Miniatura de casa, pilha de moedas, despertador e calculadora sobre uma mesa e, em frente, o logo do programa Minha Casa, Minha Vida
Imagem: Doucefleur / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Em fevereiro de 2023, o presidente Lula anunciou a retomada do Minha Casa, Minha Vida. Isso ocorreu durante um evento na Bahia, marcando o início de uma nova fase do programa.

Assim, com a meta de contratar dois milhões de moradias até 2026, o programa passou por ajustes e introduziu novidades, como a inclusão de varandas nos novos projetos e bibliotecas nos condomínios para estimular a leitura entre os beneficiários. Além disso, os parâmetros de renda se ampliaram para garantir maior inclusão.

Isenção de prestações e metas futuras

Uma das medidas mais significativas foi a isenção do pagamento de prestações para beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da redução do prazo de pagamento para 60 meses.

Essas mudanças visam facilitar o acesso à casa própria para famílias em situação de vulnerabilidade. Com a contratação de mais de 500 mil moradias em 2023, o programa superou as metas estabelecidas, fortalecendo o compromisso do governo brasileiro em promover políticas habitacionais inclusivas.

O crescimento e os desafios

Até dezembro de 2023, mais de 490 mil moradias foram financiadas por meio do FGTS em 3.410 municípios brasileiros. Adicionalmente, o ano ainda marcou a retomada de mais de 31 mil moradias em 113 empreendimentos que estavam paralisados, além da entrega de mais de 14 mil unidades habitacionais.

No entanto, o programa ainda enfrenta desafios como a conclusão de obras paralisadas e a garantia de acesso à moradia para famílias de baixa renda em todo o país.

Parcerias e perspectivas futuras para o Minha Casa, Minha Vida

Para alcançar a meta de dois milhões de novas moradias contratadas até 2026, o governo está colaborando estreitamente com estados e municípios.

Veja também:

Bolsonaro vai ser preso no próximo dia 31? Entenda a polêmica

Dessa forma, essas parcerias são cruciais para fortalecer o programa Minha Casa, Minha Vida, expandindo seu alcance e assegurando que mais famílias tenham acesso a habitações dignas. Este esforço conjunto visa a redução do déficit habitacional em nosso país.

Imagem: Doucefleur / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital