Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Ministro do STF nega solicitação e mantém posse de 11 deputados bolsonaristas

Saiba por que o ministro do STF negou a solicitação de advogados e manteve a posse de 11 deputados bolsonaristas para quarta-feira (1).

VictóriaPor Victória2 min de leitura
Imagem do ministro do STF, Alexandre de Moraes, durante tribunal.

Em 8 de janeiro, a sede dos Três Poderes foi invadida por vândalos que ameaçaram a democracia brasileira. Diante disso, uma ação solicitou a suspensão da posse de deputados bolsonaristas, supostamente envolvidos no ato do dia 8. 

Contudo, Alexandre de Moraes, ministro do STF, negou o pedido de suspender os 11 deputados federais. Isso porque, para ele, o Conselho de Ética da Câmara deve lidar com a situação.

A decisão foi tomada um dia depois da PGR (Procuradoria Geral da República) defender o arquivamento do pedido. 

Quem fez o pedido ao ministro do STF?

Primeiramente, é preciso destacar que os pedidos de suspensão da posse dos deputados foram feitos pelo grupo de advogados ‘Prerrogativas’. Isso porque, para o grupo, os congressistas eleitos financiaram os atos golpistas de 8 de janeiro. 

Além disso, um novo pedido de abertura de inquérito policial contra os políticos foi feito. Contudo, Moraes negou a solicitação e, como dito anteriormente, atribuiu a responsabilidade ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. 

Quem são os 11 deputados federais?

Veja, a seguir, quem são os deputados que poderão tomar posse na próxima quarta-feira (1):

  • Nikolas Ferreira (PL-MG);
  • João Henrique Catan (PL-MS);
  • Luiz Ovando (PP-MS);
  • Marcos Pollon (PL-MS);
  • Sargento Rodrigues (PL-MG);
  • Walber Virgolino (PL-PB);
  • André Fernandes (PL-CE);
  • Rafael Tavares (PRTB-MS);
  • Rodolfo Nogueira (PL-MS);
  • Silvia Waiãpi (PL-AP);
  • Carlos Jordy (PL-RJ).

Posicionamento da PRG

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

A PRG foi contra o pedido visto que Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República, ressaltou que os deputados foram eleitos de acordo com a Constituição, desde a diplomação em dezembro de 2022. 

Portanto a posse desses deputados acontecerá na quarta-feira (1), e mesmo diante dos atos de vandalismo que aconteceram neste mês, os estragos na sede dos Três Poderes foram reparados e a cerimônia ocorrerá normalmente. 

Assim, tanto a Câmara, quanto o Senado, esperam que a formalidade da cerimônia reforce o processo democrático. 

Imagem: LR Moreira/Agência Senado

Victória

Autor

Victória

Graduanda em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de São Paulo, redatora apaixonada por escrita e comunicação.

Topicos relacionados