Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estes são os motivos que mais endividam os brasileiros

Um grande problema na vida de milhões de brasileiros são as famosas dívidas. Seja um empréstimo atrasado, um financiamento cujos juros só acumulam, ou um cartão de crédito com limite estourado. São muitas as formas pelas quais é possível perder o controle financeiro atualmente. E com isso, muita gente acaba tendo dificuldade para cumprir seus compromissos e pagar o que deve. Mas você sabe quais são os motivos que mais colocam os brasileiros nessa situação? É o que veremos neste texto. Então, leia mais a seguir!

Dívida entre os brasileiros: veja os principais motivos para isso

Assim, mesmo que existam diferentes motivos para se endividar, alguns deles são recorrentes e no topo da lista. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em agosto desse ano 79% das famílias do país estavam com algum tipo de dívida.

Portanto, sem mais delongas, hoje em dia existem quatro tipos principais de dívidas que afetam a população. A primeira delas é, sem dúvidas, o cartão de crédito. No primeiro lugar, ele é responsável por 85,3% das dívidas feitas em agosto.

Já o segundo lugar vai para os empréstimos, um vilão dentro dos lares brasileiros. Apesar de essa ser uma modalidade que pode ajudar a resolver outros problemas, é preciso administrar com cuidado a contratação de crédito. Especialmente por conta das altas taxas de juro que os bancos geralmente cobram.

Na terceira posição estão os financiamentos. Seja de veículos ou de imóveis. O problema de fazer esse tipo de conta é que muita gente acaba não conseguindo honrar com essa dívida. Nesses casos, o ideal é dar uma pausa nos pagamentos, e buscar renegociar os valores com a financiadora.

Por fim, em quarto lugar, está o cheque especial. Essa é uma grande armadilha e gera dívida para os brasileiros, isso porque o valor está lá disponível, mas muita gente não percebe que está realizando um empréstimo. Além disso, usar o cheque especial acaba virando um vício para muita gente, sem perceber o pagamento de juros altos para usar esse valor.

E aí, você faz uso de um desses 4 exemplos de crédito atualmente? Já teve problemas de endividamento por conta deles? Fique de olho e, se precisar, peça ajuda financeira para não perder o controle do seu orçamento!