negar empréstimo

Infelizmente, acontecem imprevistos em nossas vidas que nos obrigam a ter que recorrer a soluções emergenciais. É o caso de recorrermos, portanto, a empréstimos no mercado. Entretanto, nem sempre as pessoas conseguem obter o crédito por não se enquadrarem nos critérios estabelecidos pelas instituições financeiras. Por isso, vamos analisar os 5 motivos que fazem o banco negar empréstimo a você.

Leia mais:

10 dicas para não cair no golpe do empréstimo para negativados no SPC e Serasa

Os 3 melhores cartões de crédito sem anuidade da Mastercard.

Golpe do falso empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa usa o nome do Mercantil do Brasil.

5 motivos que fazem o banco negar empréstimo a você

1) Dívidas e contas atrasadas

Ao escolher não pagar as contas em dia ou ficar inadimplente, sem dúvida, são motivos suficientes para que o banco restrinja o acesso ao crédito, até mesmo se o cliente já tenha conseguido solucionar as pendências financeiras. Até porque o consumidor possui um histórico de utilização de crédito e a instituição financeira analisa se é comum ele atrasar o pagamento de contas, como a de telefone, água e luz, por exemplo.

2) Comprometimento da renda com empréstimos altos

Uma das maiores dificuldades para se conseguir um empréstimo é ter um volume muito alto de dívidas. Caso o valor da dívida ultrapasse 30% da renda mensal, o banco não irá conceder o empréstimo.

3) Perfil pessoal

O banco analisa diversas características de seus clientes como nível de renda, profissão, tipo de vínculo empregatício do trabalhador e o seu estado civil. Isso tudo pode influenciar na hora de conseguir um financiamento, por exemplo.

Os trabalhadores do setor público que possuem maior estabilidade no emprego costumam ter menos dificuldades para obter crédito.

4) Falta de garantias

Outro fator que pode influenciar é a falta de garantias. Mesmo que a renda do cliente seja suficiente para pagar as parcelas, o fato de ele não possuir bens para oferecer ao banco por falta de pagamento pode complicar na hora de obter o crédito. Os imóveis são os bens mais comuns para dar garantia e são bastante aceitos pelas instituições financeiras.

5) Falta de disciplina financeira

A instituição financeira também leva em consideração se o cliente possui disciplina financeira. Ou seja, se o cliente tem 50 mil reais investidos, mas ganha um salário de 5 mil reais por mês, ele pode se diferenciar de outro que possui apenas 20 mil reais aplicados e uma renda de 10 mil reais, por exemplo. Nesse caso, o segundo correntista recebe um salário maior, mas o primeiro que demonstra ter uma maior disciplina para poupar.

Por isso, a relação entre patrimônio e salário influencia na concessão de empréstimos porque indica se o cliente é disciplinado financeiramente. O que significa que é mais provável que ele cumpra com os seus compromissos.

Está precisando de empréstimo?

Costumamos indicar a fintech Bom Pra Crédito, para os nossos leitores que estão precisando de dinheiro. Trata-se, então, de uma plataforma que conecta o consumidor com instituições financeiras. A análise é feita de acordo com as necessidades e perfil do consumidor. Assim que efetuar o cadastro no site, você é redirecionado para a instituição financeira que possui mais chances de aprovar o seu empréstimo.

Considerações Finais

Portanto, você conferiu alguns motivos que fazem o banco negar empréstimo a você. Entretanto, agora que você já sabe, é imprescindível começar a mudar velhos hábitos que só prejudicam a sua saúde financeira. Por isso, é muito importante que você consiga se organizar financeiramente e, assim, consiga obter crédito no mercado para conseguir comprar o que você almeja.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver todos os posts Site

Luiz Felipe Kessler

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS.

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador dos sites Seu Crédito Digital, Conexão Estudante e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook