Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Motorista que cruza o sinal amarelo: qual a chance de tomar multa?

Motoristas cruzando sinal amarelo podem receber multas, sujeitos às leis de trânsito. Prudência é crucial para evitar penalidades.

Cruzar o sinal amarelo pode ter custos elevados e aumentar os riscos no trânsito. Muitos motoristas aceleram ao ver o amarelo do semáforo, buscando passar antes do vermelho. Contudo, essa ação, aparentemente inofensiva, pode resultar em sérias consequências, incluindo multas.

A pressa para evitar esperar no sinal vermelho pode comprometer a segurança viária, causar acidentes e lesões. Além disso, desrespeitar o sinal amarelo é uma infração passível de penalidades, contribuindo para registros na carteira de motorista e impactando o seguro do veículo.

Afinal, posso ser multado por passar no sinal amarelo?

De acorde com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade por cruzar sinal de trânsito se aplica apenas quando a luz vermelha está acesa. Nesse caso, o condutor infrator recebe 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47 – infração classificada como gravíssima.

Aplicação de multa por agente de trânsito
Imagem: Jair Ferreira Belafacce / Shutterstock.com

Entretanto, existe uma exceção. Se um agente de trânsito concluir que o motorista passou no sinal amarelo representando risco para outros motoristas ou pedestres, ele pode aplicar uma multa.

E o que exatamente significa o sinal amarelo?

Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, o sinal amarelo representa o término do direito de passagem. Isso significa que o motorista deve começar a parar o veículo, a menos que não possa fazê-lo em condições seguras.

Em outras palavras, o sinal amarelo é um aviso para o motorista começar a frear e para o motorista seguinte que o farol deve fechar em breve. Caso contrário, o motorista teria que frear bruscamente ao ver o sinal passar do verde para o vermelho, podendo causar acidentes.

Na madrugada

Ultrapassar o sinal amarelo pode ocasionar multa? Em muitas cidades, para melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança aos motoristas, os semáforos permanecem com o sinal amarelo piscando durante a madrugada. Neste caso, mesmo que o motorista tenha permissão para prosseguir, ele deve reduzir a velocidade e verificar se outros carros pretendem atravessar ao mesmo tempo.

Veja também:

Como conseguir benefício de R$ 1.412 mesmo sem contribuir ao INSS?

Portanto, mesmo que cruzar o sinal amarelo não signifique necessariamente punição para o motorista, desacelerar é sempre a melhor opção. Essa atitude não apenas evita riscos de multas, mas sobretudo garante a segurança de todos os envolvidos no trânsito.

Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com