Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Multa em atraso pode fazer o motorista ficar negativado?

Confira quais são as consequências para quem não paga multas de trânsito. Inclusive, saiba se o motorista pode ficar negativado.

Quem comete alguma inflação de trânsito, precisa pagar as multas decorrentes desses atos. Entretanto, é comum que os motoristas atrasem, ou até mesmo ignorem o pagamento dessas dívidas. Nessas situações, além dos juros cobrados sobre os dias de atraso, não pagar as multas pode trazer consequências maiores.

Abaixo, confira quais são as consequências para quem não paga as multas de trânsito. Inclusive, descubra se deixar a multa atrasar pode fazer o motorista ficar com o nome negativado.

O que acontece se você não pagar uma multa de trânsito?

Caso a sua multa tenha vencido e você não pagou, você pode ter os seguintes prejuízos.

1. Juros e alta no valor da multa

Quando você não paga a pendência no prazo, você fica sujeito a juros. Além disso, mesmo que você escolha pagar a multa, o valor pode ser maior que o original. Sendo assim, tome cuidado para não atrasar nenhum dia.

2. Registro na dívida ativa

Quando você não paga uma multa de trânsito, o seu nome pode ser inscrito na dívida ativa. Ou seja, em dívida com o estado ou a União.

A partir do tempo e o não pagamento das multas, elas são encaminhadas à Procuradoria do Estado para a inscrição e cobrança, tanto amigável, quanto judicial. Além disso, a situação pode levar ao bloqueio de bens e transações nas contas bancárias.

3. Registro do nome no SPC ou Serasa

Deixar de pagar a multa de trânsito também pode deixar o seu nome sujo. Ou seja, você pode ficar negativado ao ser registrado no SPC e Serasa.

Nessas situações, você pode sofrer muitos transtornos em sua vida financeira, como a diminuição de score de crédito, dificuldades em conseguir empréstimos, entre outros. E para o seu nome ficar limpo, é necessário negociar e pagar a multa.

4. Problemas para vender o veículo

Se você quer vender o seu carro, mas está com multas atrasadas, isso pode ser um grande problema na hora de negociar com um possível comprador.

É comum que os interessados pesquisem sobre o veículo antes de compra-lo. Dessa forma, ao se deparar com irregularidades, como o atraso de multas, isso pode desencorajar o possível comprador.

5. Dificuldade em conseguir o CRLV

De acordo com o Senatran, um dos principais motivos para o motorista não conseguir emitir o CRLV são os débitos pendentes do veículo. Sem esse documento, você trafega de forma ilegal e pode ter mais problemas se for parado em uma fiscalização.

Imagem: sirtravelalot / shutterstock.com