Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não pagar multa de trânsito suja o nome?

Descubra as consequências de não pagar multas de trânsito, incluindo juros, dívida ativa e impedimento de licenciamento do veículo

“Você já se perguntou se não pagar uma multa de trânsito pode prejudicar o seu nome? A relação entre infrações veiculares e histórico financeiro é uma preocupação crescente.

Todo motorista sabe que infringir as regras de trânsito pode trazer consequências. Para além da educação e da responsabilidade no trânsito, as multas estão aí para garantir que essas normas sejam seguidas. Mas você sabia que a não quitação dessas multas pode trazer ainda mais complicações?

não pagar uma multa de trânsito pode prejudicar o seu nome?

É possível que estejamos sujeitos à cobrança de juros e multas adicionais em caso de atraso no pagamento de multas de trânsito. Isso ocorre pois, ao ultrapassar o prazo de vencimento da infração, o valor original sofre acréscimos proporcionais.

Em casos mais extremos, quando a situação não é regularizada após a notificação, a multa poderá ser inscrita na dívida ativa. Assim, aumentando ainda mais o débito devido à incidência de juros e correção monetária.

Entrando na dívida ativa

dívida ativa é o nome dado a um cadastro governamental que reúne os valores devidos pelos contribuintes, como impostos e multas de trânsito não quitadas.

Mulher preocupada dentro de carro. na janela do automóvel, um homem com roupas de guarda fala com ela e aplica multas de trânsito.
Imagem: Nomad_Soul / Shutterstock.com

Ao entrar para essa “lista”, o governo passa a adotar medidas coercitivas para recuperar o valor devido. Dentre essas medidas, podemos citar a cobrança judicial, o bloqueio e a penhora de bens.

Inscrição nos órgãos de proteção ao crédito

Outra consequência negativa da inadimplência de multas de trânsito é a possibilidade de ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito como o Serasa, por exemplo.

Um nome “sujo” na praça pode dificultar a obtenção de créditos, afetar o Serasa Score (uma espécie de “notas” que o cidadão recebe de acordo com a regularização de suas dívidas) e prejudicar a obtenção de serviços que necessitam de análise de crédito.

Licenciamento do veículo

Sem a quitação das multas em atraso, há o impedimento do licenciamento do veículo. Ou seja, o documento de circulação do veículo não é renovado e, portanto, o automóvel fica impossibilitado de circular.

Além de gerar ainda mais multas e consequente perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a apreensão do veículo gera custos adicionais, como taxas de guincho e uso do pátio policial.

Transferência de veículo

As pendências com multas também poderão afetar a venda do automóvel. Quando o carro está à venda, possíveis compradores pesquisam informações do veículo, incluindo eventuais irregularidades. Se houver multas não pagas, isso poderá quebrar o negócio.

Veja também:

Todo trabalhador tem direito ao saque-aniversário do FGTS?

Sem falar que realizar a venda de um veículo omitindo essas despesas pendentes pode ser considerado fraude, prejudicando ainda mais a situação do proprietário anterior. Portanto, para evitar todo esse transtorno, o ideal, além de respeitar sempre as regras de trânsito, é manter as multas em dia, evitando dores de cabeça e prejuízos financeiros.

Imagem: fizkes / shutterstock.com