Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não sacou o PIS/Pasep ainda? Cuidado, o prazo acaba dia 28; saiba mais

Até o dia 28 de dezembro de 2023, mais de meio milhão de trabalhadores podem sacar R$ 535,8 milhões do PIS/Pasep. Confira!

Mais de 540 mil trabalhadores com direito ao abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2021 ainda não realizaram a retirada do dinheiro extra disponível. Dessa forma, é preciso estar atento ao prazo limite para o resgate da quantia.

Até o dia 28 de dezembro de 2023, esses trabalhadores (que têm o direito concedido, mas ainda não sacaram o dinheiro) podem retirar R$ 535,8 milhões, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Do total de trabalhadores, 153,6 mil têm direito ao PIS, e 387,3 mil, ao Pasep. Confira!

Quem tem direito ao abono do PIS/Pasep?

Os trabalhadores formais (com carteira assinada) que obtiveram remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base têm direito ao abono. Além disso, para receber, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

Ademais, é preciso ter os dados informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais). No caso dos servidores públicos, o pagamento é realizado pelo Banco do Brasil, através do Pasep; enquanto isso, trabalhadores do setor privado recebem o PIS pela Caixa.

Veja também: Afinal, pessoas com nome sujo podem fazer concurso público?

Carteira de trabalho posicionada em cima de notas
Imagem: Orlando Neto / shutterstock.com

Afinal, como verificar e sacar o abono?

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep acessando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) ou o portal gov.br

Além disso, para sacar o dinheiro, basta se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, para os trabalhadores que atuam na iniciativa privada, ou do Banco do Brasil, no caso dos servidores públicos, até o dia 28 de dezembro de 2023.

Por fim, vale destacar que, após esse prazo, o dinheiro do PIS/Pasep voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Assim, o trabalhador precisará esperar que uma nova oportunidade surja para o resgate da quantia.

Imagem: Orlando Neto / shutterstock.com