Negativação indevida: saiba o que fazer para resolver o problema
Está tendo dificuldades com negativação indevida? Veja o que fazer, quem acionar e quais são os seus direitos! Confira!
O caso de negativação indevida é um dos problemas mais comuns encontrados por antigos inadimplentes. Isso ocorre quando, mesmo após o pagamento da dívida, o nome da pessoa permanece sujo no sistema do Serasa ou do SPC.
A pessoa negativada pode encontrar problemas para conseguir créditos, empréstimos e financiamentos. Por isso, é muito importante saber o que fazer para deixar a situação oficialmente regular. Saiba recorrer aos lugares certos com as informações a seguir.
Como remover uma negativação indevida
O primeiro passo é entrar em contato com a empresa a qual você tinha um valor pendente, pois elas são as responsáveis pela situação. Se mesmo após a solicitação o seu nome continuar sujo, você pode recorrer ao Procon ou a algum advogado alegando um dano moral, pois a cobrança indevida limita algumas solicitações financeiras.
Para reverter a situação com a justiça ou com o Procon, é importante ter em mãos:
- Recibos, contratos e/ou comprovantes de pagamento;
- Provas de contato com a empresa solicitando a regularização;
- Protocolos de atendimento;
- Documentos do consumidor.
Caso a negativação seja resultado de um golpe que o consumidor sofreu, outro documento a se adicionar na lista é o Boletim de Ocorrência. Se houver mais provas de que a dívida pendente é incorreta, elas serão essenciais na determinação do caso.
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Indenização por cobrança indevida
Visto que essa negativação indevida se configura como danos morais ao consumidor, há a possibilidade de receber indenização. Porém, há quatro condições em especial onde o prejudicado não tem esse direito:
- Quando há outras dívidas confirmadas no CPF;
- Quando o valor cobrado não gera a negativação da pessoa;
- Quando não há provas do pagamento do valor apontado;
- Quando a dívida passa de 5 anos.
Dessa forma, independente da possibilidade de indenização, a pessoa tem direito a receber um valor da empresa em caso de sofrer com negativação indevida. Esse ressarcimento pode ultrapassar o dobro da quantia cobrada incorretamente pela empresa.
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