Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nome sujo? Tudo que você precisa saber e quais as consequências disso

Saiba o que significa ter o "nome sujo" e quais problemas isso pode causar a você.

0

Certamente você já deve ter ouvido a expressão “nome sujo”, certo? Mas o que ele significa, de fato? Bem, antigamente esse era um termo muito utilizado para descrever pessoas que estivessem devendo na “praça”, digamos assim. Entretanto, ainda hoje essa expressão é usada, mesmo com o avanço das tecnologias. Então, basicamente, uma pessoa com o “nome sujo” é alguém que comprou um produto ou serviço e não fez o seu pagamento. E, por isso, teve seu nome negativado em listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista.

É provável que você também goste:

Usuários reclamam que conta do C6 Bank está fora do ar

Live: Como ganhar dinheiro com o fim do auxílio emergencial

Confira a lista de países que suspenderam voos para o Brasil

Nome sujo? Saiba mais sobre esse termo

Atualmente, de acordo com a Serasa, existem mais de 61 milhões de brasileiros com nome sujo (ou negativados). Desses, 40% são jovens de 18 a 24 anos. Assim, quando uma empresa não recebe o pagamento de um cliente, ela avisa um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida, e o nome do cliente vai parar nessas listas. Em seguida, os órgãos entram em contato com o consumidor (obrigatoriamente) para avisar sobre a possibilidade de ter seu nome sujo, caso a dívida não seja paga.

Então, se isso de fato acontecer, o nome do cliente será apontado em órgãos como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista. Além disso, a lista pode ser consultada por qualquer empresa que tenha acesso a essa base de dados e queira checar o histórico financeiro de algum possível cliente.

Quais as consequências de estar com o nome negativado?

Bom, em primeiro lugar, ter o nome sujo indica para o mercado que a pessoa é má pagadora. Assim, ela encontrará algumas dificuldades para conseguir um empréstimo, por exemplo, ou fazer qualquer tipo de financiamento. Ademais, é mais difícil abrir conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito. Também, para quem já é correntista, o banco pode bloquear o cheque especial e cancelar a emissão de novos talões de cheque.

Por fim, existe uma cláusula na CLT que permite que bancários sejam demitidos se tiverem o nome sujo. Sendo assim, essa é uma situação que pode causar diversos prejuízos para você no mercado. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...