O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou que está conversando com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), sobre novos diretores para o BC.
Nomes para o Banco Central: Haddad diz que não há restrição
Fernando Haddad está conversando com Campos Neto para decidir nomes para o Banco Central e afirma que "não há restrição". Saiba mais!
Em resumo, suas declarações aconteceram na segunda-feira, 06 de março de 2023, em que ele afirmou não haver restrições para as escolhas.
Haddad também confirmou que Campos Neto segue a mesma linha de pensamento. Ou seja, declarou que: “ele [Campos Neto] tem conversado comigo sobre isso também. Não tem nenhuma restrição”.
Na semana passada, o presidente Lula (PT) adiou o anúncio sobre as diretorias de política monetária e fiscalização do Banco Central.
Dessa forma, esses cargos estão vagos, uma vez que o mandato encerrou em 28 de fevereiro de 2023. Segundo o Ministro da Fazenda, o atual presidente vai “conhecer essas pessoas” durante o mês de março.
Novos nomes para o Banco Central
Para as diretorias de política monetária e fiscalização do Banco Central, estavam nomes como Bruno Serra Fernandes e Paulo Souza, respectivamente. Além disso, havia a possibilidade de renovação do mandato, entretanto, o governo optou por “dar uma cara nova” ao BC.
Haddad ainda disse que está “levantando alternativas” para os nomes indicados ao Banco Central. Dessa forma, justifica a sua demora para indicar pessoas porque a comissão desse tema ainda não foi definida no Senado.
Ministro da Fazenda quer nomes mais alinhados com o Planalto
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
A escolha da diretoria que compõe o Banco Central cabe ao presidente Lula. Entretanto, a decisão precisa ser aprovada na Casa Alta. Haddad anunciou que busca por pessoas que tenham maior sinergia com o Planalto e com a sua forma de governar o país.
Ademais, o Ministro da Fazenda declarou que o presidente Lula “tem um prazo porque as comissões [nem] sequer foram instaladas”. Dessa forma, o anúncio dos novos nomes pode demorar um pouco mais para sair, mas não tanto assim.
Imagem: Jo Galvao / Shutterstock
Pode ser do seu interesse:
