Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova calculadora indica valor real do FGTS que você tem direito

0

A partir de segunda-feira (28), será disponibilizada no site do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT) uma calculadora capaz de calcular o valor exato do FGTS a que cada contribuinte tem direito. 

Esta ferramenta é necessária, pois a taxa de correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi suspensa em 1999. Dessa forma, a estimativa é que os trabalhadores tenham deixado de ganhar mais de R$ 13,8 bilhões.

O cálculo de correção dos juros sobre o FGTS é baseado no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) e na Taxa Referencial. Contudo, a TR está zerada atualmente. 

Neste sentido, o Supremo Tribunal Federal (STF) iria julgar a ação direta de inconstitucionalidade ainda em 2021. Porém, o assunto foi deixado de lado sem previsão para retomada do julgamento. 

É provável que você também goste:

Confira as principais perguntas e respostas para o saque do FGTS no Caixa Tem

FGTS vai poder ser usado como garantia em empréstimo para informais

No que concede aos cálculos acumulados, os expurgos da TR geraram perda de mais de R$ 560 bilhões desde janeiro de 1999. O que torna o problema grave, já que a taxa não é capaz de compensar os índices de inflação do país.

Sobre a nova calculadora do FGTS

Sendo assim, a nova ferramenta estará disponível para trabalhadores que contribuíram com o FGTS entre o período de 1999 a 2013 e os mesmos podem pedir revisão. No entanto, será necessário solicitar a ação judicial, já que a decisão do STF beneficia somente casos como esse. 

Entretanto, atualmente as ações estão paradas na Justiça e, segundo o IFGT, quase 300 mil pessoas estão esperando o julgamento do STF. 

Porém, ainda assim, vale a pena acionar as ações, pois em algum momento os casos de contribuinte do FGTS passarão pelo julgamento. Dessa forma, é aconselhável que todos peçam por seus direitos. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: michaeljung / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar