Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova CNH: confira como emitir o novo documento

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as regras da nova CNH valem desde o dia 1º de junho.

A nova CNH está disponível no Brasil, desde junho de 2022. Entretanto, há modificações no documento, que afetam como é possível emitir a habilitação. As alterações desejam determinar os mecanismos de segurança, atualizar a identificação das informações e garantir maior qualidade à execução dos princípios previstos na legislação.

Em geral, a legislação vigente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) atualizou os parâmetros de emissão e renovação da nova CNH. Por isso, é fundamental que os condutores saibam das novas regras, de forma a evitar qualquer tipo de conflito com a lei. Abaixo, veja como emitir a nova CNH.

Como emitir a nova CNH?

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), as regras da nova CNH valem desde o dia 1º de junho. Apesar disso, a troca para a versão não é necessária, pois os documentos atuais seguem valendo até o dia do vencimento.

Para quem nunca teve o documento, seguem os mesmos parâmetros previstos na lei. Em outras palavras, podem dar começo ao processo para conseguir a nova CNH:

  • ter 18 anos ou mais;
  • ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular e ativo;
  • ser um cidadão alfabetizado;
  • portar o RG, CPF e comprovante de residência no momento da abertura do processo.

Em geral, o procedimento inicia a partir do preenchimento de um formulário de inscrição online. Via de regra, o formulário está disponível no site do Detran da região do solicitante. Depois desse procedimento, é importante pagar uma taxa de inscrição para prosseguir com o pedido.

Quem precisa emitir a nova CNH do zero deve agendar os exames psicológicos, de aptidão física e mental. Depois que aprovar a capacidade de conduzir os veículos, é necessário buscar um CFC para acessar as aulas teóricas e práticas.

Após cumprir a carga horária de cada processo, pode fazer a prova teórica e prática. Apenas com a aprovação, é possível acessar a Permissão para Dirigir, e depois de um ano ganhar a versão definitiva da nova CNH.

De acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo para conseguir a nova CNH deve ser concluído em 12 meses. Ademais, vale ressaltar que os processos têm custos e taxas variáveis, conforme as regras determinadas por cada Detran.

Imagem: rafapress/shutterstock.com