Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova lei pode encarecer seguros veiculares; saiba mais

Nova lei pode aumentar custo dos seguros veiculares; impacto e detalhes explicados.

Na última semana, uma comissão de juristas propôs atualizações ao Código Civil que terão impacto nos seguros veiculares no Brasil.

Essa proposta tem o potencial de alterar significativamente a maneira como esses seguros são tratados, influenciando os direitos e garantias dos proprietários de veículos.

A iniciativa reflete a necessidade de adaptar a legislação às mudanças e demandas da sociedade moderna. A comissão busca alinhar o Código Civil à realidade atual, visando proporcionar maior segurança jurídica e proteção aos consumidores. Além disso, a proposta também tem como objetivo aprimorar a regulamentação dos seguros veiculares, introduzindo mais transparência e eficiência no mercado.

Qual é a nova lei que poderá encarecer seguros veiculares?

Fila de carros no trânsito
Imagem: Kichigin / Shutterstock.com

A novidade, aprovada em uma sessão na quarta-feira (3), implica que em breve todos os fornecedores de seguros veiculares deverão estar sob o guarda-chuva da regulamentação da Susep, prometendo um cenário mais protegido para os consumidores.

Esse movimento busca principalmente incluir cooperativas e outras entidades que oferecem seguros veiculares nas regulamentações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), alinhando-se com as práticas já estabelecidas por seguradoras tradicionais.

O que isso acarreta é um possível aumento na segurança e confiabilidade desses seguros alternativos, que até então operavam com menos garantias e ofereciam prêmios mais acessíveis, mas com maior risco associado ao segurado.

Por que essa mudança é tão significativa?

A principal mudança com essa nova regulamentação é a garantia de processos mais transparentes e padrões de cobertura alinhados às exigências da Susep. Como resultado, uma análise inicial sugere que isso pode resultar em um aumento nos custos para o consumidor.

No entanto, a contrapartida é a acumulação de benefícios significativos em termos de segurança jurídica e financeira para os proprietários de veículos, algo que até o momento não era plenamente assegurado pelas entidades não seguradoras.

Como isso afeta a segurança dos proprietários de veículos?

Angélica Carlini, professora da Escola Paulista de Direito e membro da comissão, destacou que a medida representa um avanço significativo na proteção dos consumidores. A regulação proposta garantirá que os recursos necessários estejam disponíveis para garantir a indenização devida em casos de acidente, por exemplo.

Sua viagem para os Estados Unidos fica mais tranquila com a Real seguro viagem

Isso reforça o objetivo central da proposta: proteger o consumidor e garantir que ele receba o apoio necessário em momentos críticos. A medida busca assegurar que os seguros veiculares funcionem de forma eficiente e justa, beneficiando os consumidores.

O que esperar do futuro das seguradoras e cooperativas?

Com a conclusão da votação da comissão e o processo de análise no Senado, as expectativas para o mercado de seguros veiculares são altas.

Veja também:

Como a Receita Federal combate a sonegação de IRPF: os “dedos-duros” na declaração

A implementação das novas regras promete um ambiente mais seguro e confiável, embora possa resultar em custos adicionais para os consumidores.

Imagem: tawatchai07/Freepik