Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba mais sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa atrelada a poupança

Confira se ele vale ou não apena ser contratado.

0

Na última quinta-feira (25/02), o banco Caixa Econômica Federal anunciou mais uma novidade para ajudar a população com suas metas para o ano. A novidade é mais uma modalidade de financiamento imobiliário da Caixa que está atrelada a poupança.

É provável que você também goste:

Como declarar o saque emergencial do FGTS no Imposto de Renda 2021?

Conforme informações da própria Caixa Econômica Federal, a nova linha de crédito para financiamento de um imóvel trabalha com taxas diferentes, com foco em quem já é cliente.

Esta linha de crédito imobiliário, de acordo com a Caixa, terá uma taxa entre 3,35% a 3,99%. Ainda é importante se atentar que existe a variação da poupança. Por tanto, embora a taxa seja bem atrativa, especialistas pendem para que ainda exista cuidado quanto aos riscos.

Quais são os riscos da nova linha de crédito imobiliário da Caixa?

Para entender os riscos, antes é preciso entender que essa nova linha de crédito da caixa abriu margem para outras quatro opções de financiamento, as que já existiam, quanto as linhas de créditos com novas possibilidades.

  • A começar pela linha de crédito tradicional, que é corrigida pelo TR (Taxa Referencial) e funciona com as taxas variantes de 6,25% e 8% ao ano.
  • Logo em seguida, vem a modalidade que anda junto com a inflação, que é medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) com uma variação percentual entre 2,95% e 4,95% ao ano.
  • Por fim, os empréstimos com juros fixos, que normalmente operam entre 8% e 9,75% de correção ao ano.

Já a poupança, costuma ter porcentagens mais baixas e também tem rendimento que depende das taxas SELIC. A Selic segue, pela regra, uma variação de até 8,5% ao ano onde o rendimento da poupança é de 70% da taxa básica de juros.

Por tanto, para saber o rendimento da poupança, basta pegar a porcentagem atual da Selic e calcular 70% em cima. Atualmente, a taxa básica de juros está em 2%, sendo assim, o rendimento da poupança é de 1,4% ao ano.

Todas essas porcentagens é para explicar que a taxa de correção do financiamento varia entre 4,75% e 5,39%, ou seja, são taxas variáveis que dependem de outras para chegar em um número final. Mesmo considerada atrativa para quem deseja financiar no momento, especialistas na área recomendam cautela.

Andrew Frank Storfer, membro do conselho da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, alerta que financiamentos com taxas variáveis, a longo prazo, não dão a certeza de quanto o cliente continuará pagando dentro de alguns anos.

Entretanto, os que possuem taxa fixas são mais seguras por manterem o preço fixo mensal.

A taxa Selic pode aumentar para 4%

Como é ela quem decide a variação da poupança, ainda existe uma alta expectativa de que aumente de 2% para 4% ainda este ano. Portanto, o rendimento da poupança dobra de 1,4% para 2,8% ao ano, elevando o financiamento a variar entre 6,15% a 6,79% ao ano.

Contudo, mesmo com a variação assustando um pouco, a nova linha de crédito imobiliário da poupança ainda segue mais baixo do que as taxas do IPCA, mas isso se dá por conta da atual situação da inflação. O cenário pode mudar, pois a previsão é de que a longo prazo, a taxa de juros seja maior do que a inflação.

Com isso, o especialista Gilson Oliveira, professor do IBMEC, recomenda que, ao fazer um empréstimo, o cliente deve ter a certeza de que receberá correções na renda mensal para acompanhar as variações do empréstimo.

Apesar disso, a nova linha de crédito imobiliário da Caixa talvez possa trazer um bom suspiro ao cliente. As taxas seguem atrativas e quem já está em um financiamento, conforme ressalta Andrew Frank, poderá mudar para esse, caso seja vantajoso.

Enfim, gostou da notícia?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital o YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...