Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova regra da B3 para debêntures começa a valer em junho; veja o que muda

Uma nova regra da Bolsa de Valores brasileira para debêntures começa a valer a partir de junho. A mudança poderá ser observada na divulgação dos preços de referências dos títulos, onde as pessoas que investem nesses ativos verão a oscilação diária dos preços dos seus investimentos.

Essa variação é por conta da marcação a mercado, que atualiza diariamente tanto os preços de títulos de renda fixa e renda variável. O ajuste pode fazer o preço do investimento subir ou descer.

É provável que você também goste:

Inflação: investir em ações ajuda a proteger o dinheiro?

Dicas de planejamento de como ingressar no mercado de investimentos

Entenda mais sobre a nova regra da B3 para debêntures

De acordo com a B3, essa mudança ajudará a dar transparência, conscientizar e educar financeiramente os investidores sobre as modificações nas taxas de juros e referência de preços para os ativos de renda fixa.

Até então, os investidores visualizavam os efeitos da marcação a mercado somente em aplicações de renda variável e nos títulos do Tesouro Direto. Com a nova regra, isso vai ser estendido para alguns ativos de renda fixa, começando pelas debêntures.

A partir de janeiro de 2023, a regra deverá ser seguida por todas as corretoras de valores e distribuidores, que terão que exibir a variação de preços de alguns ativos de renda fixa.

Benefícios da nova regra da B3 para debêntures

Segundo a Bolsa de Valores brasileira, ao permitir que as atualizações dos valores dos investimentos fiquem visíveis e mais próximos do que o mercado está praticando, o investidor terá mais facilidade ao decidir um movimento.

A nova regra possibilita que o funcionamento do processo de marcação a mercado fique mais claro. Além disso, com a mudança, é possível estar por dentro de um indicativo de taxas praticadas em títulos específicos pelo mercado e ter mais transparência na negociação, além de permitir um acompanhamento adequado das atualizações dos preços.

Nova regra da B3: pontos de atenção

Por conta da marcação a mercado, o investimento tem seu preço atualizado diariamente. Por isso, há o risco de ganhar ou perder dinheiro, caso o investidor escolha vender o título antes do vencimento.

Cabe destacar que essa marcação dos investimentos de renda fixa só vale para a pessoa que quer vender o título antes da data de vencimento. Caso o investidor queira levar o título até o prazo estabelecido para resgate, a mudança não fará diferença e os lucros serão recebidos de maneira integral.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com