Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novas regras do cartão de crédito podem criar superendividados

As novas regras do cartão de crédito e do cheque especial que foram determinadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em abril de 2017, poderão criar superendividados. Agora, o consumidor terá que quitar integralmente a dívida do rotativo do cartão, dentro do período de 30 dias. Antes, todo mundo podia efetuar o pagamento mínimo do cartão de crédito até o vencimento para não ficar inadimplente. O saldo era atualizado, e o consumidor podia seguir pagando o mínimo até que que conseguisse saldar o valor total. Portanto, era criada uma verdadeira “bola de neve”, impagável.

Leia também:

4 novas regras do cheque especial que entraram em vigor e você nem sabia.

Cartão de crédito Daycred é sem anuidade e sem consulta ao SPC/Serasa.

Para bater Nubank? Mastercard Black do Pag! será lançado este ano.

Entenda as novas regras do cartão de crédito e cheque especial

As mudanças foram projetadas pensando em evitar o efeito “bola de neve”. No entanto, infelizmente elas podem acarretar em mais dívidas ao consumidor. De acordo com a determinação do CMN, o consumidor somente poderá efetuar o pagamento mínimo uma única vez, e o banco deve oferecer uma linha de crédito que financie o saldo devedor com juros menores que o rotativo. Em tese, criando uma dívida menor.

Cartão de crédito

Entretanto, na prática não é isso o que provavelmente vai acontecer com aqueles consumidores mais “desavisados”. Com o fim da exigência do pagamento mínimo de 15% da fatura, os bancos vão estipular qual o valor mínimo para cada cliente. Ao oferecerem para o cliente uma proposta alternativa, poderão ser contratados vários financiamentos. Com isso, o que seria apenas uma dívida, vai passar a ser duas ou mais, isso sem mencionar que o cliente poderá financiar saldos devedores e seguir contraindo mais dívidas no cartão de crédito.

Cheque especial

Para o cheque especial, vai funcionar de maneira semelhante. Aqueles consumidores que utilizem por mais de 30 dias consecutivos mais de 15% do limite do cheque especial, desde que com saldo mínimo negativo de R$ 200, terão uma oferta do banco para quitar a dívida. Contudo, ninguém será obrigado a contratar um empréstimo, mas se o consumidor optar, poderá manter os limites de crédito contratados.

Para as instituições financeiras, será muito interessante, pois os níveis de inadimplência serão amplamente reduzidos. Especialmente em virtude de uma maior flexibilidade nas negociações com os seus clientes.

Considerações finais

É importante salientar que o melhor a se fazer é nunca precisar do seu limite do cartão de crédito. Além disso, tampouco pagar o mínimo da sua fatura do cartão de crédito. Aprenda a viver com a sua remuneração mensal, e busque sempre a educação financeira para evitar a famigerada “bola de neve”. Estando tudo certo, você não será impactado pelas novas regras do cartão de crédito .

Por fim, sabendo utilizar da maneira correta o seu cartão de crédito, e pagando a sua fatura sempre em dia, pode servir de ajuda para controle das suas finanças. Infelizmente, a maior parte da população ainda precisa aprender a economizar e a utilizar o seu dinheiro da maneira correta.

Gostou da notícia?

Nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando os artigos sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às Fintechs.

Confira a RESOLUÇÃO Nº 4.549 do BACEN