Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novidades nos pagamentos retroativos do Bolsa Família, confira

Quem teve o seu Bolsa Família bloqueado nos últimos meses poderá receber o pagamento dos valores retroativos do benefício. Saiba como.

O Bolsa Família é um dos principais programas do Governo Federal. Ele tem como objetivo mitigar a desigualdade e aprimorar as condições de vida de indivíduos em situação de vulnerabilidade financeira e social. Em 2023, o programa passou por reformulações para expandir sua abrangência como o principal programa nacional de transferência de renda. 

Apesar disso, alguns beneficiários do programa tiveram o seu benefício bloqueado nos últimos meses, e isso os fez perder algumas parcelas disponibilizadas pelo programa. No entanto, será possível receber os valores retroativos referentes ao período em que ficaram bloqueados do programa. Saiba mais detalhes sobre como fazer a sua solicitação.

Beneficiários poderão receber valores retroativos

Dentre as novas mudanças presentes no Bolsa Família, uma delas simplificará o processo de pagamento para os beneficiários que tiveram seus pagamentos bloqueados em meses anteriores. 

Veja também:

Golpe com telefone do Nubank: fique atento e não perca seu dinheiro

Anteriormente, para acessar os valores retroativos, esses beneficiários precisavam se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Porém, agora, a partir de uma colaboração entre o Ministério do Desenvolvimento Social e a Caixa Econômica Federal, o governo depositará automaticamente esses valores nas contas dos beneficiários.

Mudança irá facilitar o acesso aos valores retroativos do Bolsa Família

Uma secretária do Bolsa Família divulgou a informação sobre essa atualização no programa durante uma transmissão ao vivo. Ela está disponível no canal oficial do Ministério do Desenvolvimento Social no YouTube. 

Essa mudança tem como objetivo simplificar o acesso aos valores devidos dos meses retroativos de bloqueio, eliminando a necessidade de deslocamentos a agências e proporcionando maior comodidade aos beneficiários do programa.

Quem sem beneficiará do Bolsa Família em 2023?

Os ajustes nas condições de participação no Bolsa Família sofreram alteração em 2023, fazendo com que os beneficiários precisem atender a esses critérios para garantir o acesso aos valores oferecidos. Veja as novas condições estabelecidas:

  • Respeitar o limite de renda de até R$ 218, com possibilidade de ultrapassá-lo em até meio salário mínimo, mediante um desconto de R$ 300 nas parcelas;
  • Manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado de acordo com as recomendações;
  • Cumprir as condicionalidades adicionais determinadas pelo programa.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital