Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo RG: até quando você pode providenciar o novo documento?

Recentemente, o Governo Federal anunciou o novo RG, que conterá uma série de mudanças. O objetivo da federação é unificar todos os dados do cidadão em um só documento, modernizando-o e evitando fraudes. 

É provável que você também goste:

CPF: como solicitar o documento pela internet

Como será o novo RG?

O novo Registro Geral, mais conhecido como RG, agora é identificado como nova Carteira Nacional de Identidade Unificada e ganhou este nome porque irá, conforme já dito, unir todos os dados pessoais de um indivíduo em um único documento.

Com a mudança, o número de identificação do RG passará a ser o do CPF que, dessa forma, começará a servir como um referência para apresentação da identidade.

Além do CPF, no novo RG também constará um QR Code, que servirá como um mecanismo de autenticidade. Ele também poderá ser emitido gratuitamente pelos cidadãos. 

Até quando o novo RG pode ser emitido?

Não existe um prazo para o RG ser unificado em todo território brasileiro. Atualmente, alguns estados ainda não possuem a opção de renovação da carteira de identidade para o novo formato. 

Além disso, as responsáveis pela disponibilização do novo RG serão as secretarias de Segurança Pública de cada estado e Distrito Federal. Elas terão até março de 2023 para estarem aptas a emitir a nova carteira de identidade e os cidadãos brasileiros também têm esse prazo para se organizarem.

Como emitir o novo RG?

O novo RG poderá ser emitido por quem já realizou o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros institutos de identificação. 

O cidadão pode emitir o documento digital por meio do aplicativo do Governo Federal, disponível para Android e iOS. Na plataforma, ele deverá preencher um pré-cadastro informando:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Filiação;
  • Número do telefone;
  • Endereço de e-mail;
  • Uma senha (da escolha do indivíduo).

Após este processo, é preciso finalizar o pedido em um ponto de atendimento, físico ou virtual, disponível. As novas carteiras serão distribuídas pelas Secretarias de Segurança Pública. 

Afinal, a nova carteira de identidade substituirá outros documentos?

Apesar de ser moderno e unificar os dados de identificação do cidadão, o novo RG não substitui nenhum documento já existente, apenas a carteira de identificação usada atualmente. 

O novo RG não substitui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e outros, pois possui uma finalidade diferente. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Governo do Brasil / Reprodução