O assunto do momento no Brasil e no mundo certamente é o novo coronavírus. A pandemia do Covid-19 vem fazendo milhares de vítimas todos os dias. Só no nosso país, já são mais de 600 casos com 7 mortes confirmadas e este número continua a subir. Neste momento de angústia e medo, golpistas acabam querendo se aproveitar das pessoas mais vulneráveis que seguidamente procuram informações sobre o novo vírus. Por esta razão, o Nubank está alertando os usuários sobre golpes virtuais usando o coronavírus – Covid-19.

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Nubank alerta sobre golpes virtuais usando o coronavírus

Como o assunto mais comentado no momento é o novo coronavírus, a fintech alerta para novos golpes na praça utilizando como assunto central, o Covid-19. O método do golpe parece ser sempre o mesmo, o usuário recebe uma mensagem falsa que o induz a instalar um aplicativo, entrar em um link ou fornecer dados, ou seja, o famoso phishing.

Golpes utilizando o novo coronavírus

Neste golpe, o usuário recebe um e-mail que foi supostamente enviado por algum Órgão de saúde, que pede para baixar um arquivo contendo supostamente diversas informações sobre o novo vírus. O arquivo em questão, trata-se de um programa malicioso, que ao ser instalado, pode ”sequestrar” seu PC ou smartphone.

Este caso ocorreu no exterior, entretanto, com o assunto se popularizando também no Brasil, as chances de ocorrer esse tipo de golpe por aqui são bem grandes. Desta forma, é preciso tomar alguns cuidados para não cair no ”conto do vigário”.

Como evitar cair em um golpe que usa o coronavírus como isca, segundo o Nubank

  1. Cuidado com documentos compartilhados por mensagens.
  2. Atenção para e-mails ou mensagens que prometem absurdos – curas, vacinas ou algum tipo de benefício. Apelar para a saúde das pessoas em momentos de vulnerabilidade é um golpe conhecido.
  3. Sempre que for se informar sobre algo, busque pela fonte da informação, que, no caso, é https://coronavirus.jhu.edu/map.html . O SUS também colocou no ar um aplicativo oficial para dar atualizações.
  4. Baixe aplicativos de lojas oficiais. Evite sempre links diretos.
  5. Cuidado com pedidos para preencher formulários de dados.
  6. Recebeu uma ligação? Cuidado com pedidos para confirmar dados.
  7. Acha que caiu em um golpe? Que teve seu celular, a senha de suas redes sociais, e-mails ou qualquer outra senha comprometida? Entre em contato imediatamente com seu banco.

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