Em meio à crise provocada pela pandemia de coronavírus, muitas empresas estão fazendo a sua parte para combater a Covid-19. A Ambev, por exemplo, recentemente começou a produzir álcool gel para distribuir em hospitais. No entanto, nos últimos dias passou a circular pelo WhatsApp uma mensagem informando que a Ambev estaria distribuindo álcool gel grátis para a população. Se você quer saber se isso é verdade, então continue lendo essa matéria.

É provável que você também goste:

INSS determina que serviços e pedidos devem ser feitos apenas por meio digital.

A dívida caducou? Saiba como voltar a utilizar o CPF para comprar!

Caixa paralisa cobrança de dívidas de clientes e reduz juros em até 23%.

Conforme a mensagem, para ganhar o álcool gel grátis é necessário acessar um site em um link do WhatsApp. Em seguida, você deve preencher algumas informações e compartilhar a mensagem com seus amigos. De acordo com o texto, serão distribuídos 1 milhão de unidades de álcool gel grátis.

Há várias versões dessa mensagem e alguns dos links encontrados foram “reiaconamento.com”, “cadastroonline.com” e “oficiai.com”, por exemplo. Confira abaixo a mensagem completa:

Vi hoje de manhã no Jornal Hoje e agora achei essa matéria no site do G1, dá uma olhada… A Ambev está distribuindo gratuitamente mais de 1 milhão de unidades de álcool gel para hospitais e população em todo Brasil. A empresa disponibilizou um site para que os interessados possam pesquisar quais os pontos de distribuição mais próximos de seu endereço. Para saber como retirar os frascos você deve acessar [site] Lá você poderá… CONTINUE LENDO… AMBEV | RETIRE SEU ÁCOOL GEL Saiba onde estão os pontos de retirada do álcool gel Ambev mais próximos de seu endereço!”

A Ambev realmente está oferecendo álcool gel grátis para a população pelo WhatsApp?

Infelizmente, a resposta é NÃO. A Ambev distribuirá álcool gel somente para hospitais. Essa é mais uma promoção FALSA feita com a intenção de ROUBAR DADOS de quem preencher o cadastro.

Se você entrar no link indicado, encontrará uma página com design amador e repleta de erros de português, algo que certamente não foi feito por uma grande empresa como a Ambev. Caso você preencha o cadastro e compartilhe a mensagem, não acontecerá nada e você não receberá o álcool gel da Ambev.

Além disso, a equipe do Boatos.org, um famoso site de checagem de informações, verificou os links dos sites informados na mensagem. Conforme o serviço Vírus Total, o site “oficiai.com” foi classificado como “site de phishing” pelo serviço Kaspersky e como “malicioso” pelo Sophos AV, assim como o “cadastrooline.com”. Já o “reiacionamento.com” foi classificado como “site de phishing” pelos serviços Fortinet e Kaspersky.

Por fim, não há nenhuma informação nos canais de comunicação oficiais da Ambev. Segundo a empresa, a distribuição de álcool gel grátis será apenas para hospitais. Confira abaixo a nota oficial da Ambev sobre essa ação contra o coronavírus.

“Pra gente da Ambev, ir além dos rótulos também é cuidar uns dos outros. Por isso, vamos transformar o álcool de nossas cervejarias em álcool em gel envasado em nossas próprias embalagens. A produção de meio milhão de unidades será toda doada para hospitais públicos das cidades mais atingidas pelo COVID-19, para que não falte a ninguém. Esta foi uma das formas que encontramos de ajudar neste momento onde toda solidariedade faz diferença. #AlémDosRótulos”

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: SingjaiStocker, via Shutterstock.