Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard estão cancelando cartões?

Cancelamento de cartões de créditos vem preocupando a população. Entenda o que causa os cancelamentos e o que fazer diante da situação

0

A possibilidade de cancelamento de cartões de crédito deixa os clientes apreensivos e com muitas dúvidas. Para ajudá-los nisso, preparamos um conteúdo completo para esclarecer todas as questões, além de uma live explicativa que pode ser conferida nesse link.

O que ocorre é o alto número de cancelamentos de cartões de créditos feitos diretamente pelos bancos ou fintechs, por iniciativa das instituições e sem que o cliente possa ter algum poder de decisão.

Empresas como Nubank, Banco Inter, C6 Bank e Credicard, por exemplo, já possuem políticas de cancelamento automático do cartão de crédito, além de possuírem respostas prontas sobre o assunto.

É provável que você goste também:

Nubank libera aumento de limite de crédito através do saldo da conta

Saiba como contestar o Auxílio Emergencial caso o seu tenha sido negado

Méliuz: indique 5 ou mais pessoas e ganhe até R$ 1.000

Entenda porquê os bancos têm cancelado cartões de crédito

Apesar de muitos clientes não se atentarem ao fato de que está descrita nos termos de uso a possibilidade de cancelamento, é possível notar que o volume de bancos e fintechs que cancelam cartões de crédito tem crescido nos últimos meses.

Em suma, as causas estão descritas como:

  1. Falta de uso;
  2. Nome sujo;
  3. Erros nos dados do cliente;
  4. Desinteresse comercial;
  5. Suspeita de fraude;
  6. Descumprimento dos termos de uso.

Durante o período de 12 meses de inatividade, o Nubank, por exemplo, se reserva no direito de fazer o cancelamento automático da conta. Contudo, a inatividade só é constatada em caso de contas não movimentadas, como falta de depósito, transferência, geração de boleto, etc.

O nome sujo, por exemplo, pode acarretar no cancelamento do cartão de crédito devido à insegurança do banco ou fintech sobre receber os valores devidos ou não.

Além disso, se os dados do cliente não estiverem corretos e se não forem corrigidos dentro do prazo previsto pela instituição, o risco de cancelamento é grande.

Também existe a suspeita de fraude que ocorre quando há movimentação financeira suspeita. No entanto, a suspensão não é feita de imediato, somente após a instituição entrar em contato com o cliente para informar sobre as dúvidas.

Por fim, mas não menos importante, ainda há a questão da quebra dos termos de uso, que estão descritas no contrato durante a adesão.

O que fazer caso seja notificado sobre o cancelamento?

Quando os bancos notificam sobre a suspensão ou possibilidade da suspensão, recomenda-se entrar em contato com a instituição financeira para solicitar esclarecimento.

Entretanto, o recomendado para evitar o cancelamento é manter a fatura em dia, não usá-la o tempo todo para cobrir outros cartões de crédito e sempre tentar manter as compras ativas no mesmo cartão que o cliente deseja manter.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Comentários
Carregando...