Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank dá dicas de como agir se o seu WhatsApp for clonado

WhatsApp clonado? Veja como agir em caso de ação de golpistas

A tecnologia trouxe muitos avanços para todos. Entretanto, os golpistas também ficaram muito mais espertos e rápidos, buscando formas diferentes de roubar o dinheiro de desavisados. Se o seu WhatsApp foi clonado, não se desespere, mantenha a calma e siga tudo que preparamos aqui para vocês; uma breve lista do que você pode fazer para pegar seu WhatsApp de volta. O Nubank deu algumas dicas de como agir neste caso. Confira-as e comece a saiba como agir.

É provável que você também goste:

Nubank x Poupança: Com Selic a 4,25%, quanto rende R$ 1.000?

PicPay reduz rendimento para 130% do CDI

Saiba como ativar a função de pagamentos do Whatsapp pelo Nubank

Nubank destaca que, resumidamente, ter o WhatsApp clonado significa que alguém entrou em sua conta por outro dispositivo sem sua autorização. Este golpe é bastante perigoso, pois o criminoso pode ter acesso a sua lista de contatos. Veja as dicas do Nubank.

O que fazer se o seu WhatsApp for clonado?

Avise seus amigos e familiares

Este é de longe o primeiro passo para ser seguido. Você deve avisar o mais rapidamente possível para todos os seus contatos, evitando que os mesmos caiam em algum golpe destes bandidos.

Uma forma rápida de divulgar é pedindo para que algum familiar do mesmo ciclo de amigos divulgue em suas redes sociais, para que assim chegue a mais pessoas rapidamente. Para que essa corrente de divulgação cresça, também cabe a você divulgar.

Todas as conversas do WhatsApp são protegidas com uma criptografia de ponta a ponta, como consequência, quando clonado, o criminoso não vê nenhuma conversa antiga, apenas aparece os contatos salvos naquela conta.

Entre em contato com seu banco, caso use o serviço de pagamentos no WhatsApp

Este vale apenas para aqueles que usam interligado com a plataforma, alguma conta bancária. Mas não se preocupe, pois todos os cartões tem um pin de segurança, o que deixa ele protegido por mais tempo. Com isso, entre em contato com a Instituição responsável da sua conta o mais rápido possível.

Recupere sua conta do WhatsApp;

É um dos primeiros passos para livrar sua conta dos fraudadores. É bem simples: você com seu celular, irá entrar no aplicativo novamente, fazendo o processo de colocar seu número e receber um código. Após esses passos, sua conta é desconectada de qualquer outro dispositivo que estava logado, ficando somente no seu.

Para iPhone, se as chaves do iCloud estiverem conectadas, a confirmação do número pelo código é feita de forma automática. Se, mesmo assim, não chegar nenhum código, você pode optar por receber uma ligação que informe os seis números.

Um ponto de segurança a mais é ter no seu WhatsApp a confirmação em duas etapas. É simples, só colocar o número em que você já cadastrou. Caso apareça e você não tenha ativado corretamente, terá que esperar 7 dias para recuperar sua conta.

Decorridos os sete dias, o criminoso será automaticamente desconectado quando você recuperar sua conta, inserindo o código de seis dígitos recebido por SMS.

Desconecte qualquer WhatsApp Web

O último passo é desconectar todos os aparelhos, para garantir uma maior segurança. E isso é simples: vá em mais opções, clique em WhatsApp Web, e clique para desconectar qualquer dispositivo conectado.

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com