Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank e Mercado Pago se defendem no Procon sobre cadastros do Pix

O Nubank e o Mercado Pago responderam e se defenderam aos questionamentos do Procon relacionados ao cadastros do Pix sem autorização dos clientes. O órgão verificou que as empresas teriam disponibilizados informações “sem condicioná-las à ciência prévia para adesão aos serviços”.

É provável que você também goste:

Como evitar cair em golpes que usam o nome do Nubank?

Carteira digital Bitz do Bradesco dará R$ 20 GRÁTIS em conta no mês da Black Friday.

Confira os 10 melhores apps de cashback em 2020

Pix vai começar a funcionar no dia 3 de novembro, mas com horários limitados.

Nubank e Mercado Pago se defendem no Procon sobre cadastros do Pix

Nubank

Em relação ao Nubank, o Procon explicou que o consumidor é informado que a adesão levará a preferência de uso do serviço em novembro. “É questionável se a referida preferência pode ser atribuída sem configurar-se como prática abusiva”, ressaltou o órgão de defesa do consumidor.

Nota do Nubank

O Nubank falou em nota que todas as chaves cadastradas tiveram a devida autorização dos clientes. Além disso, afirma que preparou de forma cuidadosa um fluxo prático e simples de registro para seus clientes e, no dia 05/10, enviou o pedido de consentimento pelo app a todos que fizeram o pré-cadastro das chaves Pix.

A fintech disse ainda que em um universo de mais de sete milhões de pessoas com chaves cadastradas, recebeu apenas duas reclamações de clientes através do Procon. Além disso, o Nubank reforça que só após a confirmação do consentimento pelo cliente é que foi feito o registro da chave Pix.

Por fim, a empresa termina dizendo estar confiante de que o processo está de acordo com todas as leis aplicáveis, o que inclui o Código de Defesa ao Consumidor e as determinações do Banco Central. Ela se coloca a disposição do Procon-SP para mais esclarecimentos.

Mercado Pago

Já o Mercado Pago faz alusão aos Termos e Condições de Uso como um dos canais de acesso das informações sobre o Pix, afirma o Procon.

A diretoria de fiscalização vai analisar se houveram eventuais irregularidades e imposição das sanções previstas Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Nota do Mercado Pago

O Mercado Pago afirmou, em nota, “nenhum cadastro de chave Pix foi ou será feito sem o consentimento do usuário”.

“Pelo contrário, além de seguir estritamente as regras estabelecidas pelo Banco Central, o Mercado Pago vem promovendo conteúdos educativos sobre o Pix em seus canais com o consumidor, portais de conteúdo e redes sociais. Informativo e transparente, o cadastro das chaves explica, por meio das telas de orientação, sobre o funcionamento e as vantagens do Pix para seus usuários”, afirma o texto.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Alexandre Tavares Silva/shutterstock.