Pix vai começar a funcionar no dia 3 de novembro, mas com horários limitados

0

Conforme já dissemos em outras matérias aqui no site, o lançamento do Pix vai ocorrer no dia 16 de novembro de 2020. No entanto, o Pix começará a funcionar já a partir do dia 3 de novembro, mas com horários limitados. Além disso, essa fase inicial do Pix vai ficar disponível para poucos usuários. Saiba mais detalhes no texto a seguir!

É provável que você também goste:

Nubank e Mercado Pago se defendem no Procon sobre cadastros do Pix.

Pagamentos pelo WhatsApp serão autorizados em novembro.

Empresas clientes do Itaú Unibanco terão 3 meses de isenção em transações via Pix

Por que o Pix vai ter essa fase inicial com horários limitados?

Isso vai acontecer porque as instituições participantes querem testar o funcionamento do Pix antes do lançamento oficial. Sendo assim, a liberação de suas funcionalidades vai ocorrer de modo gradual, para poucos usuários. A ideia é que apenas de 1% a 5% dos usuários de cada instituição usem o Pix nessa etapa. No entanto, esse percentual deverá ir aumentando até que todos possam usar o Pix, no dia 16 de novembro. Caso ocorra algum problema no Pix nessa fase com horários limitados, os responsáveis poderão agir para corrigi-los antes do lançamento oficial.

Conforme Angelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, a ideia é “colocar os sistemas em produção e iniciar o funcionamento com segurança de todos os sistemas envolvidos no Pix”.

O Banco Central reforça que todos os pagamentos e transferências que ocorrerem nessa fase inicial do Pix serão reais. Embora poucos usuários do Pix possam usá-lo nessa fase, todos vão poder receber as transações.

Tabela de horários

Uma das grandes vantagens do Pix em relação às TEDs e DOCs sem dúvida é a disponibilidade total de horários; afinal o Pix vai funcionar 24 horas por dia, em todos os dias do ano (inclusive feriados e finais de semana).

Contudo, nessa fase inicial do Pix, os horários serão limitados. Veja a seguir a tabela com os horários de funcionamento do Pix nesse período de testes.

tabela de horarios do Pix
Imagem: Redação SCD

 

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar