Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank participará de testes com Drex; veja como isso vai acontecer

Banco digital participa dos testes da criptomoeda brasileira; saiba mais

O banco digital Nubank deve participar dos testes da moeda digital brasileira chamada Drex. A instituição financeira foi selecionada pelo Banco Central (BC) para contribuir com a fase de desenvolvimento do ativo.

A participação da fintech segue os objetivos da companhia de estar inserida e contribuir para a transformação digital de seus 80 milhões de clientes somente no Brasil. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a relação do Nubank com o Drex.

Fase de testes da moeda digital Drex conta com participação do Nubank

Antes de explicar a participação do Nubank no projeto piloto do Drex, cabe contextualizar que a moeda digital trata-se do ativo anteriormente chamado de Real Digital, que aliás não se trata de uma criptomoeda.

Durante este mês de agosto de 2023, a infraestrutura do Nubank foi inserida à rede blockchain definida pelo Banco Central para as operações com o Drex. Assim, o banco digital pode dar início aos testes e simulações de transações do token.

Aplicativo do Nubank em celular nas mãos de cliente
Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com

O BC destaca que, no atual momento de testes da moeda digital, serão analisados importantes pontos como privacidade, programabilidade, entre outros. Ou seja, o Drex está sendo observado em simulação dentro do ambiente que deve operar no futuro.

Veja também:

Salve seu dinheiro! Alerta GERAL para quem tem conta na poupança

Saiba mais sobre a participação do banco digital

De acordo com o Nubank, a participação no projeto piloto tem como objetivo a contribuição ativa nesse novo e grande passo do mercado monetário nacional. Ainda, a fintech diz acreditar que a tecnologia blockchain deve tornar os processos e operações mais simples e seguras.

O banco deve participar diretamente em discussões técnicas quanto ao funcionamento da moeda digital. Além de estar apto a colaborar com propostas e soluções para possíveis problemas que podem surgir no atual momento do projeto piloto.

Outro ponto importante de ressaltar, é que os clientes do Nubank não devem, neste primeiro momento, ter acesso ao Drex. Ademais, eles não sentirão os eventuais impactos da fase de testes.

Imagem: rafapress / shutterstock.com