O Nubank é uma das maiores fintechs do Brasil, se não a maior. Além de oferecer um ótimo cartão de crédito sem anuidade, existe a possibilidade de abrir uma conta digital gratuitamente pelo app. Mas na noite desta terça-feira (07), muitos usuários reclamam de problemas em suas contas digitais. O Nubank retira 600 reais da conta de vários clientes com os seguintes dizeres ”Ajuste realizado – 600,00 R$”.

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Nubank retira 600 reais da conta digital, reclamam clientes

As reclamações foram feitas pelos clientes na comunidade do Nubank e diversos usuários engrossaram o coro reclamando do mesmo problema. Inclusive, um deles mandou um print comprovando o valor debitado da conta no valor de R$ 599, conforme a imagem abaixo:

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Segue abaixo algumas das principais reclamações dos clientes:

”Ajuste realizado – 600,00 R$ que desconto é esse?” :rage:

”Aconteceu com a minha namorada a mesma coisa.”

”Acabou de acontecer comigo e eles ainda falam que não será devolvido e que receberei um e-mail informando o porque!!! Eles não pensaram duas vezes de debitar agora pra devolver só Deus na causa.”

”Debitaram 300 reais da minha conta. Que doidera.”

”Me responderam no app que o débito foi porque recebi um pagamento duplicado. Que absurdo! Não recebi nenhum pagamento duplicado! Devolvam nossa grana!”

”Galera acabei de fazer um B.O no site da policia civil. isso tá errado. que p… é essa?
tiraram -600,00 do nada da minha conta. E eu que confiava na Nubank. bolei.!!”

”Genteee! Que absurdo eu liguei e eles falaram de um boleto duplicado! Que merda de boleto duplicado eles estão falidos e agora começaram a pegar dinheiro das pessoas! Quero meus 600,00”

Um dos usuários tentou dar uma explicação sobre o ocorrido:

”Pessoal, esse ajuste na conta do Nubank é referente a um valor que possivelmente entrou duplicado na conta. O banco responsável por efetuar esse pagamento pode ter passado por alguma oscilação no momento do repasse. Entrem em contato com o Nubank através do chat ou aguardem o contato deles no seu e-mail de cadastro.”

Conforme alguns usuários, a resposta do Nubank para isso é que o valor não será devolvido e que o usuário saberá o motivo através de um e-mail que será enviado pela Fintech. Em outro caso, um cliente revela que o Nubank debitou o valor porque o cliente teria recebido supostamente um valor duplicado na conta. Contudo, ainda são muitas informações desencontradas.

Nubank se pronuncia sobre o assunto

Por fim, entramos em contato com a assessoria de imprensa do Nubank, que enviou uma nota oficial sobre o assunto (leia abaixo). De acordo com a fintech, o erro está relacionado a dados inconsistentes enviados pela Caixa. No entanto, o Nubank garante que os valores já começaram a ser devolvidos para seus clientes.

“São Paulo, 8 de Julho de 2020 – Valores estornados a pedido da CEF já estão de volta ao Nubank. 

Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria CEF.

Assim que informado pela CEF sobre a situação, o Nubank, agindo de boa fé, comunicou seus clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações da CEF, iniciou o processo de estorno dos valores excedentes de volta para o banco estatal. As devoluções foram suspensas assim que o Nubank identificou inconsistências nos dados fornecidos pelo banco estatal.

O Nubank lamenta o transtorno causado aos seus clientes e informa que, devido à imprecisão dos dados da CEF, a empresa decidiu reverter imediatamente os valores aos seus clientes mesmo não sendo responsável pela falha. Os clientes afetados já começaram a receber os valores em suas contas. A empresa aguarda esclarecimentos adicionais do banco estatal.”

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Imagem: Beto Chagas via Shutterstock

Sobre o Autor

Cássio Coelho

Redator

Redator do site Optclean tecnologia, Seu Crédito Digital e Co-Fundador do site Portal do Gremista. Entusiasta de tecnologia, internet das coisas e fintechs.

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