Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O MEC distribui livros GRÁTIS do Projeto Conta pra mim pelo WhatsApp?

O MEC (Ministério da Educação) está distribuindo gratuitamente em todo Brasil a coleção de livrinhos do Projeto Conta pra mim? Nas últimas horas, milhares de internautas têm recebido essa mensagem, pedindo que compartilhe com os seus contatos, com a promessa de liberar o acesso e informar o endereço residencial. Se você recebeu essa mensagem, será que é real? O MEC distribui livros GRÁTIS pelo WhatsApp? Tire aqui as suas dúvidas.

É provável que você também goste:

Bradesco se separa do banco digital next oficialmente.

Cadastro positivo agora inclui contas de consumo no SPC Brasil

Novo app abastece aí: agora você ganha cashback no posto Ipiranga

O MEC distribui livros GRÁTIS do Projeto Conta pra mim pelo WhatsApp?

Na mensagem que recebemos consta o seguinte texto (não visite este website):

O MEC (Ministério da Educação) está distribuindo gratuitamente em todo Brasil a coleção de livrinhos do Projeto Conta pra mim!

Incentive a leitura em sua casa!
Para ganhar, basta fazer o cadastro no site do projeto👇
https://alfabetizacao-mec-gov.com

O que acontece se entrar no link?

Primeiramente, ao entrar no link, o internauta precisa inserir algumas informações pessoais. É preciso colocar o seu nome completo, o estado e cidade, número de crianças que moram na casa e se elas estão matriculadas na escola.

Logo a seguir, a vítima é induzida a compartilhar o link com pelo menos 5 contatos. Entretanto, o que acontece, é que depois de feito isso, não abre nenhuma tela de cadastro, e aparece um vírus, de acordo com relatos dos nossos leitores.

Examinamos a URL através do site Vírus Total e foi detectado um Phishing. Isso acontece quando um site malicioso se faz passar por um legítimo, para induzi-lo a passar informações confidenciais. Ou seja, senhas, dados de contas pessoais ou números de cartão de crédito.

analise da URL

Portanto, essa mensagem é FALSA. Não existe distribuição de livros grátis pelo MEC. O que acontece nestes casos, é que os golpistas lucram com os cliques na publicidade ou utilizam dados das vítimas que caem no golpe.

Neste caso, muito provavelmente se instale um vírus como um Cavalo de Tróia no Smartphone da vítima. Ou seja, a URL não pode ser acessada pelo computador e a URL de destino é muito suspeita.

Projeto Conta Pra Mim

Enfim, o projeto Conta Pra Mim realmente existe e foi lançado pelo MEC – Ministério da Educação em 2019, com o intuito de incentivar a prática da leitura pelas crianças através de campanhas educativas. Por fim, caso queira conferir, este é o site do projeto Conta Pra Mim.

Confira um vídeo do projeto logo a seguir:

Considerações finais

Fica a dica de jamais acreditar em tudo que você recebe por e-mail, pelas redes sociais ou pelo WhatsApp. Ademais, se tiver o pedido de compartilhar com os seus contatos, no mínimo desconfie. Cada vez mais surgem novos golpes que podem inclusive prejudicar as vítimas financeiramente.

golpe MEC

Enfim, gostou da nossa matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Sharomka via shutterstock

Comentários
Carregando...