Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O que é malha fina do IR e o que fazer para sair?

Confira o que deve ser feito pelo contribuinte quando cair na malha fina.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Agora que o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 chegou ao fim, muitos contribuintes começam a ficar de olho em potenciais riscos de que sua documentação tenha caído na malha fina.

Os dados que constam na declaração têm sua importância e não podem apresentar erros. Uma informação não declarada, colocada no lugar errado ou que apresente um dígito a mais ou a menos pode causar problemas com a Receita Federal e, consequentemente, fazer com que o contribuinte caia na tão conhecida malha fina.

O que é malha fina do IR?

Todos os anos, como um procedimento padrão de análise das declarações do Imposto de Renda que são recebidas, a Receita Federal realiza um cruzamento dos dados passados por empresas e instituições financeiras com informações fornecidas pelos contribuintes. 

Com esse ato, a Receita pode detectar inconsistências no que foi declarado, como, por exemplo, em um caso onde a empresa declare determinada informação e o contribuinte não tenha prestado aquele mesmo dado. 

Nessas situações, o governo pode solicitar que as pessoas esclareçam o ocorrido por meio de comprovantes de recebimento do que foi passado por elas. Essa análise, realizada de maneira mais aprofundada, é conhecida como malha fina. 

A malha fina pode ocorrer por conta de erros ou omissões (tanto do contribuinte quanto da pessoa física que realizou o pagamento). O indivíduo que cai nela fica impossibilitado de receber a restituição do imposto até que o problema seja solucionado.  

Contudo, vale lembrar que essa análise aprofundada também serve para descobrir fraudes, não sendo o único objetivo da malha fina detectar erros e omissões.

O que fazer para não cair na malha fina no IR?

Segundo o contador Claudionei Santa Lucia, o indivíduo que não quer cair na malha fina precisa estar atento a alguns pontos, como não omitir sua própria renda ou a de dependentes, sempre guardar comprovantes do que foi declarado por pelo menos 5 anos e  verificar se os dados foram digitados corretamente.

Além disso, é necessário revisar a declaração antes de encaminhar e caso o contribuinte opere na bolsa de valores é sempre bom procurar por um contador ou advogado tributarista, pois a declaração chegará pronta para ser preenchida e transmitida. 

O que deve ser feito pelo contribuinte quando cair na malha fina?

O correto é que o contribuinte que caiu na malha fina faça a retificação da declaração do IR junto à Receita Federal. Além disso, é recomendável que sejam verificados os documentos que serviram de base para a declaração, conferindo as informações. 

Caso o indivíduo identifique erros na sua declaração após ter transmitido ou após o encerramento do prazo de entrega, ele pode, de maneira espontânea, esclarecer as inconsistências, sem ser intimado para isso. 

Se a declaração não tiver nenhum erro, o cidadão tem como provar isso. Basta que ele espere o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal, ou agende um atendimento no órgão para encaminhar o documento.

Na segunda situação, existe a possibilidade de apresentar virtualmente os documentos e comprovantes para atestar os valores. É importante atentar-se às orientações do Extrato do Processamento da DIRF e entrar no e-CAC para formalizar o Processo Digital para a malha fina.

Após esse processo, se existir alguma quantia devida, é cobrada uma multa de 0,33% pelos dias em atraso, com limite de 20% do valor do IR. Também há a cobrança de juros de mora, que têm o mesmo valor da taxa Selic do período.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com