Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Mais de 1,8 milhão de pessoas podem cair na Malha Fina do IR 2021

De acordo com um levantamento da Receita Federal, mais de 1,8 milhão de pessoas podem cair na Malha Fina do Imposto de Renda 2021. O órgão liberou a consulta ao extrato da declaração referente a 2021. A Receita afirma que o extrato pode ser consultado no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC).

É provável que você goste também

Cuidado: malha fina cobra auxílio emergencial indevido no IR 2021

Com promessa de saque fácil do FGTS, golpe atinge 10 mil pessoas

Imposto de Renda: como saber se você caiu na malha fina do leão?

Mais de 1,8 milhão de pessoas podem cair na Malha Fina do IR 2021

Para ter acesso ao site, o contribuinte precisa informar o certificado digital (se tiver um), ou o login do Portal Gov.br. Também é possível digitar o número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha. 

Quem não tem acesso ao código de acesso, ou ainda, tiver o código vencido, deve digitar os números dos recibos das duas últimas declarações entregues para a Receita, e gerar novo código. Para quem está declarando pela primeira, deve apenas informar o número do recibo de 2021. 

Malha Fina

De acordo com o supervisor do Programa de IR da Receita Federal, José Carlos Fonseca, a Receita acreditam que 1,8 milhão de pessoas devem cair na malha fina. Ao total, o órgão recebeu 34.168.166 declarações em 2021. 

Para ele, o total deve cair pela metade, e ficar em 900 mil até o pagamento do último lote de restituição. Ou seja, até o fim de setembro, a Receita espera pelo envio de declarações retificadoras. 

Além disso, Fonseca ressalta que a autorregularização na qual o contribuinte confere o extrato, analisa as pendências, e envia uma retificação, tem aumentado. Ao fazer esse procedimento antes do pagamento do último lote de restituição, o procedimento evita que o contribuinte receba intimação da Receita Federal. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: SteffenTravel/shutterstock.com