Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

O que o próximo governo vai fazer para combater o endividamento recorde dos brasileiros?

%Resumo% O endividamento entre as famílias brasileiras bateu recorde neste ano. Veja o que pensam os presidenciáveis sobre o assunto!

Rafaela MedolagoPor Rafaela Medolago3 min de leitura
nova Lei do Superendividamento

No decorrer deste ano, o endividamento das famílias brasileiras cresceu de forma expressiva e atingiu recordes. Em setembro, segundo dados da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de pessoas endividadas atingiu 79,3% dos lares do país. 

Com os dados divulgados e a eleição presidencial cada vez mais próxima, o novo ocupante da Presidência da República, certamente, encontrará desafios para lidar com essa situação. 

Endividamento entre os brasileiros 

O levantamento da CNC é realizado mensalmente e já vem apresentando índices preocupantes sobre o endividamento da população brasileira há algum tempo.

Para a pesquisa, são consideradas dívidas com cheque pré-datado, cheque especial, cartão de crédito, carnês, empréstimo consignado, crédito pessoal, prestação de casa e de carro. 

Com base no resultado mais recente, o número de pessoas que atrasaram o pagamento de contas também aumentou no nono mês do ano e atingiu cerca de 30% das famílias brasileiras. 

Ainda em relação ao período de análise, 39,71% dos cidadãos estavam com o nome negativado, o que corresponde a 64,25 milhões de pessoas, um recorde histórico em 8 anos. 

Motivos do alto índice de endividamento 

Os altos índices de endividamento acontecem em meio a elevada taxa básica de juros para conter a escalada da inflação no país. Hoje, a Selic é de 13,75%, o maior percentual em 7 anos. 

Com os juros mais caros, as dívidas acabam com o seu valor aumentado, o que contribui ainda mais para o endividamento e a inadimplência. 

Diante dessa realidade, Lula (PT) ou Bolsonaro (PL), terão que tomar medidas sérias com o objetivo de abaixar esses números e apresentar condições para a quitação das dívidas. 

Endividamento: Lula 

De acordo com o plano de governo do candidato do PT, caso seja eleito, Lula promoverá a negociação de dívidas das famílias e de pequenas empresas por meio dos bancos públicos e privados. 

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

O intuito é avançar na regulação e incentivar medidas para diminuir o custo do crédito e ampliar a oferta. 

Ainda, há a proposta de criação de um fundo garantidor de crédito para que os brasileiros consigam renegociar suas dívidas no comércio ou nas despesas da casa.

Mais detalhes sobre a questão podem ser consultados no material de campanha do candidato Lula. 

Endividamento: Bolsonaro 

No plano de governo de Bolsonaro, não há propostas que relacionam diretamente o assunto do endividamento das famílias brasileiras. 

Agora em outubro, mês de eleições, a Caixa Econômica Federal anunciou o relançamento de um programa de renegociação de dívidas para pessoas físicas e pessoas jurídicas, com descontos de até 90%, de acordo com a situação de cada caso.

Rafaela Medolago

Autor

Rafaela Medolago

Jornalista. Redatora do Seu Crédito Digital.

Topicos relacionados